Notícias /

Campanha de prevenção e combate a sífilis da Maternidade de Referência atende 500 pessoas no Parque da Cidade

20/09/2017 21:02

O atendimento à população realizado pela Maternidade de Referência Prof. José Maria de Magalhães Netto tem ido além dos prédios da instituição. Neste domingo (17), com o Parque da Cidade lotado, a unidade montou um estande em uma feira de saúde oferecendo serviços gratuitos, dando prosseguimento aos trabalhos de prevenção e combate a sífilis congênita. Cerca de 500 pessoas foram atendidas.

A equipe assistencial da unidade ministrou uma palestra educacional sobre a doença e, além das instruções, foram oferecidos teste rápido para detecção da sífilis, mediante aconselhamento pré e pós-teste, para os quadros positivos. Um kit prevenção, contendo preservativos e panfletos informativos também foram distribuídos ao final do circuito montado para atender a população.

“Ofertamos na Feira diagnósticos da sífilis através do teste rápido, e garantindo tratamento para os testes que derem positivos aqui. Mas salientamos que esta já é uma ação implementada em toda a rede de saúde, através do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou Karine Valverde, diretora administrativa da Maternidade.

Ronaldo Xavier foi uma das pessoas atendidas e elogiou a iniciativa da Maternidade. Segundo ele, a falta de informação é um dos fatores mais prejudiciais à saúde e, pelo fato de ser uma doença silenciosa, a falta de ações para prevenção e combate também são fatores negativos.

“Gostei muito dessa ideia de montar o estande para o atendimento, mais ainda por ser gratuito. Nós não temos a prática de fazer exames para verificar a existência de algumas doenças e não buscamos informações. O conteúdo que assisti aqui [na palestra educacional] me serviu para ter mais cuidados com a saúde e também orientar outras pessoas”, declarou.

A Maternidade de Referência trabalhará durante todo o mês de setembro com atividades desta natureza com o objetivo de esclarecer às pacientes, familiares e a população sobre como prevenir e combater a sífilis congênita – quando é transmitida ao bebê através da gravidez.

Ascom Maternidade de referência
Maternidade José Maria/feira

Notícias relacionadas