Nesta quinta-feira (21) foi inaugurada a nova instalação do auditório do Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (CEDAP) e comemoração dos seus 16 anos de funcionamento. O Centro presta assistência a pessoas vivendo com HIV/Aids, infecções sexualmente transmissíveis e realiza assistência multidisciplinar à população transgenero. . O atendimento é realizado a partir do encaminhamento dos pacientes por outras unidades de saúde ou também por demanda espontânea, após triagem.
A diretora do CEDAP , Miralba Freire Ribeiro, explica que os pacientes são avaliados diariamente por equipe multidisciplinar composta por enfermeiros e assistentes sociais, que acolhem, escutam e orientam quanto à prevenção de IST/HIV, realizam abordagem sindrômica quando indicado e encaminham para atendimento médico imediato quando necessário. Após esta avaliação os pacientes que têm o perfil para o acompanhamento em Centro de referência são encaminhados para os ambulatórios da unidade de acordo com a sua necessidade.
Além disso, o Centro também atende pessoas que necessitam profilaxia pos-exposição para HIV ( PEP ) e está prevista a incorporação da profilaxia pre-exposição (PrEP), a partir de dezembro.
Ela ainda acrescentou que o Cedap tem um ambulatório para atendimento de pessoas transgênero, o primeiro da Bahia, onde os pacientes são acompanhados por equipe multidisciplinar.
Criação do Cedap: A unidade inicia suas atividades em 2001 como Centro de Referência Estadual de Aids (CREAIDS). Em 2006 foram incorporados ao cedap os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA ), e o Centro de Referência em Doenças Sexualmente Transmissíveis (CRE/DST). Em 11 de fevereiro de 2009, através da Lei nº 11.373, passou a ser denominado Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (CEDAP).
Fonte: Cedap
Foto: Lucia Alencar
02/12/2020 10:38
30/11/2020 11:18
21/09/2020 16:42