Notícias /

HGRS tem 17 trabalhos aceitos no 38º Congresso Brasileiro de Pediatria

25/09/2017 19:04

O serviço de pediatria do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, teve 17 trabalhos aceitos no 38º Congresso Brasileiro de Pediatria, que acontecerá em Fortaleza, de 10 a 14 de outubro. De autoria dos residentes da instituição e estudantes de medicina, as exibições serão divididas em 16 pôsteres e uma em tema livre.

De acordo com a residente Vanessa Catarine Abreu – que, ao lado da também residente Amanda Louise Feitosa, cuidou da organização e distribuição dos trabalhos -, a maioria deles foi composta por relatos de casos raros ou de apresentação atípica. “Fomos orientados pelos preceptores Dilton Mendonça, Leda Lúcia Ferreira, Carolina Freire, Rozana Teixeira, Helena Pimentel e Patrícia Alves. No caso dos trabalhos realizados por dr. Dilton, em parceria com a Escola Bahiana de Medicina, são trabalhos maiores de análise de custo-benefício e escolha consciente das condutas em medicina. É um estudo de grande relevância em um momento em que a medicina tem alta dependência do emprego de exames para o diagnóstico, trazendo uma reflexão sobre o uso desses recursos”, explica.

Vanessa credita a aprovação de um grande número de trabalhos ao mesmo tempo à relevância dos temas para a pediatria: “isso aconteceu, provavelmente, pelo fato de serem casos que contribuem de alguma forma para o crescimento científico da especialidade. Cada trabalho foi escrito por um grupo de residentes, em uma ação conjunta”.

Confira, abaixo, a lista de trabalhos do HGRS a serem apresentados no congresso.

1) Encefalite Anti-NMDA

2) Terapia Hiperbárica em Meningococcemia

3) Doença de Crohn – Abdome Agudo

4) Leucodistrofia

5) Neurite Óptica

6) Vasculite SNC

7) Tumor Rabdoide SNC

8) Hemorragia Digestiva

9) AVC Isquêmico

10) Corpo estranho em trato digestivo de evolução tardia

11) Hipertensão Portal

12) Endocardite

13) Percepção custo-consciência pelo residente

14) Percepção do residente sobre o papel do preceptor em atitude custo-consciência

15) Anemia Aplástica (AA) com resposta completa a Ciclosporina: relato de caso

16) Niemann-Pick tipo B: relato de caso

17) A importância da profilaxia primária no AVC Isquêmico nos pacientes com Doença Falciforme

Ascom HGRS
/Hgrs/congresso pediatria

Notícias relacionadas