Notícias /

HGVC promove palestra sobre doação de órgãos

25/09/2017 19:00

Na manhã desta segunda-feira (25), a Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) ministrou para os servidores do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) uma palestra sobre a doação de órgãos.

Em 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Com a proximidade da data, viu-se a necessidade de estimular as pessoas para que falem com seus familiares sobre o desejo de doar os órgãos, pois quando essa vontade é manifestada, aumenta consideravelmente a chance de vidas serem salvas.

A equipe da CIHDOTT trabalha este ano com o lema “A vida é feita de conversas. Basta uma para salvar vidas”. No intuito de intensificar a campanha de conscientização a comissão apresentou aos servidores todos os benefícios que a doação de órgãos e tecidos pode trazer para a sociedade.

Durante a palestra a equipe do CIHDOTT pontuou como funciona a dinâmica e os deveres da comissão, tais como: identificar os recursos e diagnósticos disponíveis na instituição, necessários para a avaliação do possível doador de órgãos e tecidos; garantir uma adequada entrevista familiar para solicitação da doação; promover programa de educação continuada de todos os profissionais da equipe para compreensão do processo de doação de órgãos e tecidos; proporcionar programas de educação e sensibilização continuados dirigidos à comunidade.

Hoje, o HGVC é o hospital do interior com maior número de captação de órgãos, ocupando o 2º lugar da Bahia, sendo o 1º em córneas. Em 2017 a CIHDOTT já contabilizou 12 captações de múltiplos órgãos. Com dez anos de funcionamento, abrange as ações para além de doações e captação de órgãos, fazendo, também, o trabalho de educação continuada com palestras em escolas públicas e faculdades.

Ascom HGVC
/hgvc/doação de órgãos

Notícias relacionadas