Notícias /

I Encontro dos Comitês Estaduais de Vigilância da Mortalidade Materna Infantil e Fetal do Estado da Bahia

25/09/2017 17:50

O Comitê Estadual de Estudo da Mortalidade Materna (CEEMM) e o Comitê Estadual de Prevenção do Óbito Infantil e Fetal (CEPOIF) estão realizando o I Encontro dos Comitês Estaduais de Vigilância da Mortalidade Materna Infantil e Fetal do Estado da Bahia nos dias 26 e 27 de setembro no Hotel Villa Velha, em Salvador.

O objetivo é reunir profissionais responsáveis pela vigilância e análise dos óbitos nos Núcleos/Bases Regionais de Saúde, municípios e hospitais prioritários para fornecer informações sobre o panorama de morbimortalidade materna e infantil, nos últimos três anos, em todo o estado. Além disso, serão discutidas estratégias com foco no aprimoramento e fortalecimento do processo de investigação e análise da morbimortalidade materna e infantil no estado.

A redução da mortalidade materna, infantil e neonatal ainda é um desafio para os serviços de saúde. Um dos principais componentes na rede de causalidade da morte materno-infantil está relacionado à oferta de serviços de saúde com padrões mínimos de qualidade incluindo qualificação das equipes de assistência e processos de trabalho adequados.

Por isso, o encontro vai reunir 110 profissionais responsáveis pela vigilância e análise dos óbitos materno, fetal e infantil dos  nove  Núcleos e 28 Bases Operacionais de Saúde, 11 municípios prioritários (Eunápolis, Feira de Santana, Itabuna, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Porto Seguro e Salvador) e 40 Hospitais prioritários (18 hospitais de Salvador e Região Metropolitana: Simões Filho, Candeias, Camaçari e Lauro de Freitas e 23 hospitais do interior: Alagoinhas, Feira de Santana, Barreiras, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Jequié, Paulo Afonso, Porto Seguro, Ribeira do Pombal, Santa Maria da Vitória, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas, Valença, Vitória da Conquista, Juazeiro, Eunápolis e Brumado; Itapetinga, Jacobina e Itabuna).

Fonte: DGC