Notícias /

A 8ª Sessão Temática sobre Educação e Trabalho em Saúde na Rede SUS Bahia

26/09/2017 18:24

A Escola Estadual de Saúde Pública (EESP) promoveu recentemente (22), no auditório da Escola de Formação Técnica em Saúde (EFTS), a oitava Sessão Temática do ano, com o tema: “Educação e Trabalho em Saúde: os Nugets tecendo a rede no SUS Bahia”. A palestra foi ministrada por Bruno Guimarães de Almeida, diretor de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (Dgtes).

Bruno Guimarães iniciou por enfatizar a importância da manutenção da capacidade de sonhar das pessoas passando também pela realidade, esforço e luta pela sobrevivência. O filme “A ilha das flores” foi exibido com a reflexão final de que todos nós somos os moradores da ilha, retratada pelo filme. Falou da naturalização das tragédias antigas e atuais, fazendo um paralelo entre este fato e o trabalho em saúde, o que por vezes reduz a percepção dos trabalhadores de saúde no lidar com seu público necessitado de ajuda.

Guimarães apresenta um histórico da criação dos Núcleos de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (Nugtes), fruto de ampla discussão nos espaços. Seus objetivos e intencionalidades, a importância da criação da Política de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, seu funcionamento na Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e potenciais foram amplamente apresentados no encontro, bem como mapas com a distribuição dos profissionais de saúde, tanto do nível médio como do superior, por todo o estado da Bahia. Suas linhas de ação baseiam-se em: humanizar, integrar, participar, articular e democratizar.

Por fim, o palestrante apontou propósitos destes núcleos a serem alcançados como: superar modelos verticais, estimular o protagonismo e autonomia dos trabalhadores, implantar práticas dialogadas e humanizadas e superar a fragmentação do processo de trabalho e a precarização dos vínculos. Como possibilidade, apontou para o investimento em estratégias que qualifiquem e fortaleçam o trabalho em saúde e acima de tudo, o estímulo ao empoderamento dos sujeitos.

Ao final, o palestrante esteve disponível para perguntas e troca de experiências com o público presente, no espaço aberto para o debate.

Fonte: EESP
/eesp/8ª sessão temática

Notícias relacionadas