Notícias /

O projeto “Posso Ajudar” é apresentado no HGVC

27/09/2017 12:19

O “Posso Ajudar” é um projeto que tem a função de dar acolhimento às demandas dos usuários do serviço SUS. O serviço tem a proposta de auxiliar no atendimento diário das necessidades do paciente e dos acompanhantes, durante a sua permanência no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC).

O projeto “Posso Ajudar” já acontece em toda rede SUS de Belo Horizonte, assim como em Campo Grande, e no Espírito Santo, no Hospital Universitário. A ideia de trazer a ação para o HGVC surgiu durante a observação das dificuldades encontradas no dia a dia da própria rotina hospitalar, visto que a unidade, diariamente, recebe uma demanda considerável de pacientes e familiares, assim como de visitantes, que, na maioria das vezes, necessitam de apoio para o atendimento.Atualmente, estão sendo realizadas as capacitações e, provavelmente, em meados de outubro sejam iniciadas as atividades.

Um dos destaques da proposta do projeto “Posso Ajudar” é que contará com a colaboração de duas acadêmicas que já vêm atuando no HGVC pelo Programa Partiu Estágio, do Governo da Bahia. O programa propõe inserir o estudante de nível superior, o mais precocemente, em contato com os serviços da área, o que contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes.

A equipe contará também com funcionários e posteriormente de voluntários, que realizarão atividades como: informações e orientações sobre os serviços prestados pelo hospital, informações sobre locais de exames, ajudar a encontrar os setores que estão procurando, auxiliar em campanhas educativas e mutirões promovidos pela instituição, apoiar a família em alguma necessidade básica, orientar o fluxo dos usuários nas dependências do hospital para que ele possa funcionar da maneira mais eficaz possível, entre outras coisas.

Ascom HGVC
/hgvc/posso ajudar

Notícias relacionadas