Conselho Regional de Enfermagem realiza cerimônia de posse na Maternidade de Referência

28/09/2017 12:23

A tarde desta segunda-feira (25) marcou um dia histórico na Maternidade de Referência Professor José Maria de Magalhães Netto. O Conselho Regional de Enfermagem (Coren-BA) realizou a cerimônia de posse da Terceira Comissão de Ética de Enfermagem da unidade, nomeando 18 profissionais.

A solenidade contou com a presença da diretoria geral e administrativa da Maternidade e da presidente do Coren, a enfermeira Maria Luísa de Castro Almeida, além de profissionais da área assistencial da Maternidade, que lotaram o auditório.

A Comissão de Ética tem o papel de fazer o elo entre o Coren e instituição de saúde, que seguirá a praxe de orientar, fiscalizar e acompanhar os profissionais de enfermagem para seguir as recomendações do Conselho. Ao todo, foram empossados como membros da Comissão cinco enfermeiros titulares e cinco suplentes e quatro técnicos de enfermagem titulares e quatro suplentes.

Maria Luísa destacou a importância da nomeação da nova comissão empossada, explicou o papel a ser desenvolvido pelos profissionais e a importância da atuação nas instituições.

“A Comissão de Ética de Enfermagem é imprescindível nas unidades de saúde onde há uma equipe de enfermagem. Ela desenvolve um papel de interlocução com o Conselho, na condição de todas as questões que envolvem um fazer ético dentro do que preceitua o nosso código de ética e a própria ética do cotidiano”, declarou.

A gerente assistencial da Maternidade de Referência, Sélene Nobre, comentou que os trabalhos da Comissão devem assegurar a qualidade do atendimento e aplicar a legalidade pertinente à ética da Enfermagem.

“A Comissão empossada pelo Conselho Regional vai atuar junto com os profissionais da unidade na conscientização e sensibilização da prestação de uma assistência cada vez mais segura, humana e qualificada. Divulgando nosso Código de Ética para que os profissionais possam atuar respeitando a lei do exercício profissional”, afirmou.

A Comissão recém-empossada já tem programação marcada para o início dos trabalhos: nos próximos dias o grupo já estará reunido para estudar e discutir o Código de Ética do Coren e a Cartilha de Orientações para Comissão de Ética.

Ascom Maternidade José Maria
/maternidade José Maria/ Coren