Feira de Santana sedia etapa macrorregional da Conferência de Vigilância em Saúde

29/09/2017 12:05

Trabalhadores da área da saúde, gestores e usuários dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) estão participando, desde ontem (27), da 2ª Conferência Macrorregional de Vigilância em Saúde, em Feira de Santana, com o objetivo de discutir a importância da Vigilância e propor diretrizes e ações para a formulação de políticas públicas de saúde. A macrorregional Centro Leste se encerra nesta quinta-feira (28).

A Conferência de Vigilância em Saúde (CNS) é estruturada em quatro etapas: a municipal, a Macrorregional, de onde sairão representantes que irão compor a etapa Estadual. A quarta e última etapa será a Nacional, onde serão levadas as propostas de discussão da Vigilância de Saúde, salientando os quatro eixos que foram serão abordados dentro da conferência.

A etapa municipal ou macrorregional tem por objetivo analisar as prioridades constantes no Documento Orientador da 1ª CNVS e elaborar propostas para o fortalecimento dos programas e ações de vigilância. Nestas etapas serão eleitas, de forma paritária, os delegados que participarão das conferências estaduais, de onde sairão os delegados para a etapa nacional.

Os quatro eixos temáticos que serão debatidos durante as conferências são: O lugar da Vigilância em Saúde no SUS; Responsabilidades do Estado e dos governos com a vigilância em saúde; Saberes, práticas, processos de trabalhos e tecnologias na Vigilância em Saúde e Vigilância em Saúde participativa e democrática para enfrentamento das iniquidades sociais em saúde.

Fonte: Vigilância