Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Regional Dantas Bião tomou posse hoje

03/10/2017 17:56

Tomou posse nesta terça-feira (03) a Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Regional Dantas Bião, (HRDB), em Alagoinhas.

Entre os inúmeros objetivos da Comissão estão as funções educativa, consultiva e de averiguação do exercício ético-profissional nas áreas de assistência, ensino, administração e pesquisa em enfermagem.

Para a diretora do HRDB, Hucilene Simões, a posse da Comissão trata-se de mais um importante passo para a qualidade na assistência.

“A existência de Comissão de Ética de Enfermagem na instituição valoriza os profissionais de enfermagem, garantindo um atendimento humanizado, com qualidade, segurança e ética”, afirmou.

A comissão é composta pelos enfermeiros: Cacilda Cruz, Roseane Batista, César Romeu Leite, Andréa Ribeiro, Maria das Graças dos Santos, Luzineide dos Santos, Glysangela Soares; e técnicos de enfermagem: Jucélia Machado, Uilsimara dos Santos, Nádia Santos, Bárbara dos Santos, Driele Simões.

Entre as competências da Comissão de Ética de Enfermagem das Instituições de saúde estão:

• Divulgar o Código de Ética dos profissionais de eEnfermagem e as demais normas disciplinares e éticas do exercício profissional.

• Promover e/ou participar de reuniões, seminários ou atividades similares que visem à interpretação do Código de Ética dos profissionais de enfermagem.

• Assessorar a direção ou órgão equivalente de enfermagem da instituição nas questões éticas.

• Orientar a equipe de enfermagem sobre o comportamento ético-profissional e sobre as implicações decorrentes de atitudes não éticas.

• Orientar clientes, familiares e demais interessados sobre questões éticas relativas ao exercício profissional de enfermagem.

• Promover e/ou participar de atividades multiprofissionais referentes à ética.

• Apreciar e emitir parecer sobre questões éticas referentes à enfermagem.

• Zelar pelo exercício ético dos profissionais de Enfermagem, entre outras.

Ascom HRDB