A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) informa que acontecerá no próximo dia 9, das 14 às 17h, no auditório da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), no Centro Administrativo, a 10º Sessão Temática com o tema: Assédio Moral no Serviço Público: como reconhecer e o que fazer?
O encontro é promovido pela Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (Dgtes), da Superintendência de Recursos Humanos da Saúde (Superh), por meio do Serviço integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador – SIAST Assistencial, em parceria com a Coordenação Estadual de Humanização e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
A sessão temática está voltada para gestores e trabalhadores da Sesab e demais órgãos públicos. As palestrantes serão: Cínzia Barreto, advogada, representante da OAB e professora da Unijorge, co-autora de cartilha da Setre sobre Assédio Moral, e Daniela Félix, advogada, representante da Corregedoria Geral da Sesab.
O assédio moral é o conjunto de práticas contínuas que atingem e abalam psicologicamente a pessoa por ele vitimada, afetando-a nos seus valores internos e na sua relação com os que o rodeiam. O enfrentamento das situações de assédio no ambiente de trabalho figura entre as pautas do Plano Estadual de Humanização e da Agenda Bahia do Trabalho Decente.
Em atendimento a essas agendas, e considerando a elevação de casos de sofrimento psíquico atendidos no serviço, o Siast Assistencial convida a todos os trabalhadores e gestores públicos a participarem da discussão e colaborar com a construção de propostas para enfrentamento do tema, com vistas à melhoria das relações interpessoais e promoção de cultura da paz nos espaços de trabalho.
Fonte: Dgtes
/dgtes/assédio