Foi realizada recentemente, pela Comissão Estadual da Residência (CEREM/Ba), com apoio da Escola Estadual de Saúde Pública Professor Francisco Peixoto de Magalhães Netto (EESP)/Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), no Hotel Fiesta, uma oficina, com o objetivo de reunir as secretárias de Coordenações de Residências Médicas (Coremes).
A programação incluiu um ateliê de integração inter relacional, mediado pelo professor Silvio Carvalho, do Centro de Estudo e Assessoria Pedagógica (CEAP), e palestra ministrada por Rosana de Jesus, secretária da Coreme do Hospital da Cidade, enfatizando a importância das secretárias de Coremes.
Foram abordados também os seguintes temas: O Sistema da Comissão Nacional de Residência Médica (SisCNRM), exposto pelo técnico da CNRM/MEC, Marcelo Markendorf; O SigRESIDÊNCIAS, apresentado por Francisca Fleury, técnica da Equipe Pró-Residências/ Gestão de Pagamento/ SGETES/MS, e O Programa de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em áreas Estratégicas (PRÓ-Residência), abordado pelo técnico do SGETES/MS, Paulo Henrique Gomes da Silva.
Participaram do evento 44 secretárias, sendo uma parcela bastante significativa do interior do Estado da Bahia. O evento contou com a presença de representantes de Alagoas, Fernando Fidélis, presidente da CEREM-AL e Leda Paula, secretária; de Jedson Nascimento, presidente da CEREM – Ba; Maria do Rosário, Superintendente de Recursos Humanos em Saúde; Marcele Paim, diretora da (EESP).
Ascom/EESP
EESP/Cerem