EESP promove I Círculo de Cultura com o tema Saúde e Espiritualidade

16/10/2017 17:18

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), através da Superintendência de Recursos Humanos (SUPERH) e Escola Estadual de Saúde Pública (EESP), realizará no dia próximo dia 8 de novembro, o seu I Círculo de Cultura, com o tema Saúde e Espiritualidade.

O círculo de cultura, conforme proposição de Paulo Freire, substitui a turma de alunos ou sala de aula, e enseja uma vivência participativa com ênfase no diálogo. O objetivo primordial é realizar uma atividade em que todos os participantes ensinem e aprendam, ao mesmo tempo. No círculo, todos se vêm e têm a palavra. As falas, conversas e discussões ocorrem e buscam, coletivamente, ler e escrever o mundo, em uma dinâmica colaborativa de construção do conhecimento.

O tema em debate vem ganhando força em decorrência da relação que se estabelece entre saúde e espiritualidade, o aumento de publicações e produções científicas que ratificam a influência da espiritualidade sobre a saúde humana e a necessidade de inclusão destes assuntos nos currículos de saúde e nas práticas dos profissionais de saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde da Bahia.

Dentro do tema serão ainda abordados, em decorrência do mês da Consciência Negra, assuntos outros como intolerância religiosa e o direito à assistência a pacientes de todas as confissões religiosas, em igualdade de condições.

A atividade terá a participação do professor André Luiz Peixinho; da educadora, líder comunitária e religiosa Makota Valdina e da Promotora de Justiça Lívia Vaz, como palestrantes.

Estudantes universitários dos cursos de saúde e áreas afins de instituições públicas ou privadas, professores), residentes, gestores de unidades de saúde pública ou privadas estadual ou municipal, trabalhadores dos NUGTES e dos demais espaços de trabalho da Sesab, integrantes dos movimentos sociais estão sendo convidados para o círculo.

O evento será certificado pela EESP, podendo contar como carga horária para os estudantes, currículo dos profissionais e liberação de seus postos de trabalho, e acontecerá no auditório da Escola de Formação Técnica em Saúde (EFTS), situada à Avenida Vasco da Gama, nº 1339, Federação, ao lado da Igreja dos Mórmons e próxima à escola infantil Gurilândia, das 9 às 12 horas.

Serão abertas apenas 120 vagas. Inscrições pelo site www.saude.ba.gov.br/eesp. Mais informações poderão ser obtidas pelo (71) 3116-5333 (Coordenação de Ensino, Estudos e Pesquisa – EESP/SESAB).

Fonte: EESP
EESP/espiritualidade