Notícias /

Ambientação e conscientização marcam o Outubro Rosa no Creasi

17/10/2017 21:07

Com ambientação predominantemente rosa e palestra do mastologista Rafael Hassan sobre “Prevenção do Câncer de Mama”, o Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi) iniciou, na última quarta-feira (11), a programação especial do Outubro Rosa.

A programação contará também com atividades nas praças do Centro e salas de grupos terapêuticos que serão desenvolvidas até o final do mês, além de busca ativa de pacientes e acompanhantes que não estão com o seu exame de mamografia atualizado para encaminhamento da efetivação do mesmo.

Nas praças da unidade, enfermeiras e assistentes sociais realizarão rodas de conversa “Vamos falar sobre o assunto?”, que abordarão o câncer de mama, mitos e preconceitos da doença, com distribuição de informativos. O Núcleo de Atenção Gerontológica (NAG) trabalhará nos grupos terapêuticos a promoção e prevenção a partir dos aspectos inerentes ao autocuidado.

A diretora do Creasi, a geriatra Mônica Hupsel Frank, salienta que o câncer de mama é abordado diariamente nas consultas com as equipes técnicas e no mês de outubro as ações são intensificadas. Para a diretora, “é importante estimular a participação do idoso no controle do câncer de mama tanto compartilhando informações, promovendo a conscientização sobre a doença, como proporcionando um melhor acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento”.

A programação especial do Outubro Rosa, no Creasi, encerra-se na terça-feira (31), com roda de conversa “Falando sem medo sobre o câncer de mama” durante encontro do Programa de Apoio ao Cuidador. A atividade ocorrerá às 14h, na sala de aula e será aberta ao público. As vagas são limitadas, para participar é necessário enviar e-mail para creasi.comunicacao@saude.ba.gov.br.

Fonte: Ascom Creasi

Idoso/Outubro Rosa

Notícias relacionadas