Notícias /

‘Amigos do Roberto Santos’: mascote do Bahia visita crianças internadas no hospital

17/10/2017 19:40

As crianças internadas no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, receberão a visita do mascote do Esporte Clube Bahia (ECB) na tarde desta quarta-feira (18). A partir das 15h, o ‘Super-Homem Tricolor’ percorrerá toda ala pediátrica da unidade para animar pacientes e falar sobre a importância da doação de sangue durante a hospitalização. O encontro faz parte da parceria entre as duas instituições na edição 2017 da campanha ‘Amigos do Roberto Santos’.

“Resolvemos, neste ano, juntar os maiores do Nordeste por uma boa causa”, brinca o diretor-geral do HGRS, José Admirço Lima Filho, para, em seguida completar: “na verdade, a ideia é que, a cada edição da campanha ‘Amigos do Roberto Santos’, a gente faça uma nova parceria. Queremos unir forças e todas as torcidas serão muito bem-vindas. O objetivo é otimizar o cronograma de procedimentos eletivos do Hospital Roberto Santos, que é uma instituição de todos os baianos. A gente nunca sabe quando seremos nós a precisar de ajuda”.

Hoje, o hospital funciona com 1/5 do volume de sangue necessário para atender às diversas demandas que chegam à Agência Transfusional (AT-HGRS). Além das cirurgias eletivas, o tratamento de doenças hematológicas e renais também pode melhorar com a chegada de mais bolsas de sangue.

Maior hospital público do Norte e Nordeste, o HGRS é referência em neurocirurgia, cirurgia geral, vascular, clínica médica, nefrologia, gestação de alto risco e hemorragia digestiva, entre outras especialidades. A instituição tem média mensal de cinco mil atendimentos nas unidades de urgência, oito mil no ambulatório, 600 procedimentos cirúrgicos e 550 partos.

Hemóvel no HGRS

Até o próximo dia 20, sexta-feira, o Hemóvel ficará estacionado em frente ao auditório central do HGRS. Nesse período, a equipe fará coleta de material e cadastro de medula óssea, sempre das 8h às 17h. Após essa data, os voluntários que têm interesse em ajudar o hospital podem comparecer à Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) e doar para o cadastro de número 0106, que leva o nome ‘Amigos do Roberto Santos’.

O cidadão que deseja doar sangue precisa se apresentar ao ponto de coleta portando documento original com foto e ter entre 16 e 69 anos de idade. Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. O candidato também deve pesar acima de 50 kg, estar bem descansado e alimentado, não fumar por, pelo menos, duas horas antes da doação e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

Ascom HGRS
/hgrs/mascote visita

Notícias relacionadas