Notícias /

Prevenção e cuidado: Hospital Dantas Bião intensifica ações no Outubro Rosa

17/10/2017 17:12

Durante o mês de outubro, o Hospital Regional Dantas Bião (HRDB) tem realizado uma extensa programação em diversos setoresda unidade, como parte das ações pelo ‘Outubro Rosa’.

Na manhã desta terça-feira (17), profissionais do HRDB, estiveram reunidos no auditório da unidade em um evento que envolveu palestras sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer do colo de útero, aula de Defesa Pessoal Feminina com a professora faixa preta I grau, Taís Almeida, entre outros.

A diretora da unidade, Hucilene Simões, pontua que desde o início do mês estão sendo realizadas abordagens direcionadas ao Outubro Rosa. “Temos feito palestras sobre detecção precoce do câncer e, hoje, tivemos um momento também dedicado aos profissionais, pois acreditamos que aqueles que acolhem nossos pacientes, merecem ser cuidados e acolhidos”, afirma a diretora.

A psicóloga Tifane Barbosa abordou em sua palestra a importância da identificação da violência, o ciclo da violência doméstica, tensão, agressão e a importância da Central de atendimento à mulher, através do disque denúncia, no número 180. “A detecção precoce do câncer de mama é primordial para o sucesso do tratamento. A ênfase da campanha está nesse sentido, baseada na importância de que a mulher realize o autoexame das mamas que identifica se existe nódulo, para caso exista seja examinado. A detecção precoce possibilita que tudo seja feito em tempo de que se consiga a cura daquele paciente”, pontuou.

O médico Gilmar Calasans destacou em sua palestra que o câncer de colo de útero é o mais comum na população feminina, abaixo apenas do de mama. Ele alertou para a importância do diagnóstico precoce da doença. “É importante chamar as mulheres para os exames de papanicolau, principalmente da faixa etária dos 25 aos 64 anos. Também vale deixar um lembrete da vacinação para as meninas entre 9 e 13 anos. É importante que todas estejam vacinadas contra o vírus HPV, que é o causador do câncer de colo uterino”, finalizou.

Iluminação Diferenciada

A unidade desde o início de outubro recebeu uma iluminação diferenciada em alusão ao Outubro Rosa. A entrada principal foi escolhida por ser um dos mais movimentos da área do hospital, por onde passam dezenas de pessoas.

Ascom HRDB
/Dantas Bião/outubro rosa

Notícias relacionadas