Hospital Regional Dantas Bião recebe estudantes do CETEP

18/10/2017 17:29

O Hospital Regional Dantas Bião recebeu hoje nesta (18), uma visita dos alunos do curso técnico de Segurança do Trabalho, do Centro Territorial de Educação Profissional – CETEP.

O objetivo da visita foi conhecer a estrutura do hospital e os projetos de segurança que visam também à promoção da saúde dos colaboradores e pacientes. Os alunos foram recebidos pela direção da unidade e técnicos de segurança do trabalho Bruno Rodrigues e Daniel Ramos, que detalharam a política de segurança interna implantada no HRDB.

O engenheiro de segurança Cláudio Estevão ressalta que a unidade hospitalar é um dos poucos lugares onde podemos encontrar todos os riscos existentes. “No hospital encontra-se riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes. Com todos esses riscos presentes, a prevenção se faz muito necessária e deve ser eficiente, e a presença do Técnico em Segurança do Trabalho é crucial”, informou.

Daniel Ramos destacou que o SESMT tem ações ampliadas e tem recebido atenção especial, já que a prioridade da unidade é zelar pela segurança do colaborador e dos seus pacientes. “Não podemos esperar um evento trágico para agirmos; muitos recém-formados saem para o mercado de trabalho totalmente eufóricos. Pensam que podem mudar o mundo, mas tudo tem seu tempo, e a atenção com a segurança deve ser diária e contínua; aqui no Dantas Bião contamos com um profissional de larga experiência e que é fundamental na Segurança do Trabalho: o engenheiro Cláudio Estevão que supervisiona o trabalho do SESMT e dá todas as orientações do setor; trabalhamos alinhados para que não aconteçam acidentes”, disse.

Avaliação

O professor da área ambiental e de segurança, Marcos Felipe, que acompanhou os estudantes, avaliou a visita de extrema importância para o aprendizado. “A nossa vinda hoje ao Hospital Regional Dantas Bião teve como finalidade mostrar aos estudantes outras realidades que não são vistas em sala de aula, hoje certamente cada aluno saiu com mais conhecimentos; agradecemos à direção da unidade e a equipe do SESMT que nos oportunizaram esse momento. Aproveito e parabenizo os profissionais, saímos satisfeitos e contentes com tudo que vivenciamos hoje aqui, tudo muito organizado e um cuidado especial com todos que trabalham nesse hospital.”.

Jamile Brito, estudante do CETEP, afirma que a visita foi enriquecedora. “Achei muito gratificante este momento porque sempre solicitamos aos professores aulas fora da escola e hoje, aqui no HRDB, pudemos conhecer como as ações funcionam, como é a segurança do trabalho em um hospital”.

Fonte: Ascom do Dantas Bião
Dantas Bião/estudantes