Notícias /

Festa do Dia das Crianças do Iperba incentiva o aleitamento materno

20/10/2017 14:34

A Ana e a Elza invadiram a 5ª edição da festa “Dia das Crianças, Bebês Fãs do Peito”, promovida pela Comissão Hospitalar de Incentivo ao Aleitamento Materno (CHIAM) e Banco de Leite Humano (BLH) do Iperba, que aconteceu ontem (19), no auditório do Instituto de Perinatologia da Bahia. Ana e Elza, personagens do filme “Frozen: Uma Aventura Congelante”, tema escolhido para o evento, foram caracterizadas pelas psicólogas Fabiana Kubiak e Alessandra Meira, e fizeram a alegria das crianças e adultos presentes.

O principal objetivo da festa é incentivar o aleitamento materno, reforçando aos papais e mamães que a melhor forma para a criança crescer saudável é através do leite materno. Bebês atendidos no Banco de Leite Humano (BLH) do Iperba e filhos de funcionários foram os convidados do evento. Este ano houve também a participação do Corpo de Bombeiros, parceiro do BLH na arrecadação de leite materno na casa das doadoras.

Durante a festa, mães que tiveram dificuldades em amamentar seus filhos contaram como ela foi superada, e a importância do Ambulatório do BLH para a concretização da amamentação. Em seguida, a filha de uma das funcionárias do Banco de Leite cantou uma música sobre o ato de amamentar. Realizada com a colaboração de funcionários e apoiadores do aleitamento materno, todas as crianças fizeram um delicioso lanche e levaram para casa uma “fôrma de picolé” (remetendo ao tema do filme) e camiseta como lembrança do evento.

Além de realizar ordenha de mães com filhos internados na Unidade Semi-Intensiva e coletar leite humano nas residências das doadoras, o Banco de Leite Humano do Iperba possuis duas profissionais de medicina que realizam consultas ambulatoriais, gratuitamente, para qualquer mãe com dificuldade de amamentação, independente de ter tido bebê no Iperba.

O Iperba é Hospital Amigo da Criança, por isso deve sempre promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. De acordo com o Ministério da Saúde, através da amamentação o bebê recebe anticorpos da mãe para proteção contra diarréia e infecções, além de diminuir o risco de alergias, colesterol alto, diabetes e obesidade. O leite materno é ainda importante para o desenvolvimento da face da criança, para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.

Ascom do Iperba
Iperba/rosa