Notícias /

Outubro Rosa: HGVC promove ação de conscientização contra o câncer de mama

20/10/2017 14:29

Ontem, dia 19 de outubro, foi o dia D da prevenção do Câncer de Mama. Para fortalecer a campanha, na tarde de ontem foi promovida uma ação de conscientização no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC).

A ação foi feita em parceria com a Faculdade Independente do Nordeste (Fainor), pelos alunos do 10º semestre do curso de Enfermagem, que fazem estágio supervisionado no HGVC desde julho de 2017.

De acordo com enfermeira Vanderlea Alves, preceptora da turma, todos os anos, os alunos que estão no estágio final do curso de Enfermagem se envolvem em ações de conscientização que são feitas no HGVC.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o 1º em taxa de mortalidade em mulheres no mundo, dado que ressalta a importância de as mulheres terem a consciência de se cuidar. Por conta disso, o lema trabalhado pela equipe foi “Prevenir é um ato de amor, com você, seu corpo e todos que te amam”.

Para aplicar o tema do Outubro Rosa em 2017, a turma trabalhou com conscientização do auto-exame da mama, a mamografia no caso de mulheres que estão na idade, além de exames preventivos e visitas regulares ao ginecologista.

Entre servidores e acompanhantes, os estagiários de enfermagem fizeram questão de orientar tanto o público feminino quanto o masculino, pois mesmo que com incidência bem menor, os homens também são suscetíveis ao câncer de mama.

Outra ação do Outubro Rosa que está acontecendo no HGVC é o Mutirão de Mamografia. Voltado para as funcionárias da unidade, o mutirão está sendo promovido pela Rede Brasileira de Diagnostico (RBD) e pretende, até o final do mês, alcançar o maior número possível de servidoras, além de oferecer espaços de discussão, palestras e brindes para as pacientes.

Ascom do HGVC
HBase Vitória da Conquista/Outubro Rosa

Notícias relacionadas