O Saúde sem Fronteiras chega em Ituberá e Piraí do Norte

23/10/2017 20:28

Os municípios de Ituberá e Piraí do Norte, ambos na Região de Valença, recebem esta semana o Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, programa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) voltado para mulheres de 50 a 69 anos, com a realização de exames de mamografia, cujo intuito é descobrir precocemente o câncer de mama e realizar todo o tratamento necessário para a recuperação daquelas cujos exames derem positivo para a doença.

Em Ituberá, o atendimento começa hoje (23) e prossegue até o dia 31 de outubro. Dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde para a realização do exame, nesse município, 1.436 mulheres estão aptas a fazer a mamografia. A unidade móvel está estacionada na Praça Rui Barbosa, bem no centro da cidade.

Já em Piraí do Norte, o atendimento começa amanhã (24), prosseguindo até a quinta-feira (26). Serão 436 mulheres no município, aptas a realizarem o exame de mamografia. A unidade móvel vai ficar estacionada na Praça Santo Antônio, em frente à Prefeitura Municipal.

Para ser atendida, a mulher, dentro da faixa etária de 50 a 69 anos, deve comparecer ao local, a partir das 7h, levando um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de endereço. Os exames serão realizados diariamente até as 18h.

O Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Ascom Sesab
/saúde sem fronteiras/rastreamento Ituberá e Piraí do Norte