Sesab/Saftec promoveu seminário de ética em pesquisa com seres humanos

23/10/2017 20:29

A Superintendência de Assistência Farmacêutica Ciência e Tecnologia em Saúde (Saftec), por meio da DITEC, promoveu o VII Seminário de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Estado da Bahia, com o objetivo de proporcionar a atualização de conhecimentos dos membros dos 46 Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) de todo o Estado, além de oportunizar a interação entre os mesmos. O evento foi reaizada nos dias 19 e 20, em parceria com a Escola Estadual de Saúde Pública Professor Francisco Peixoto Magalhães Netto, e com os CEPs, da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, Centro Universitário Estácio/FIB BA, Universidade do Estado da Bahia e Instituto de Ciências da Saúde – ICS/UFBA.

O encontro reuniu 80 participantes e contou com a presença de representantes da Sesab, da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), membros de CEPs, trabalhadores da saúde e pesquisadores.

Entre os representantes da Sesab estava Ricardo Barberino, representando o Secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, e o superintendente da Saftec, Luiz Cláudio Guimarães. Ambos destacaram a importância da discussão em torno da Ética em Pesquisa e da Bioética.

Na Conferência de abertura, o coordenador da CONEP, Jorge Venâncio, abordou o tema: “CONEP: avanços e desafios em 20 anos de atuação”, com destaque para os avanços do Sistema CEP CONEP em termos da sua estruturação e resolutividade na avaliação dos projetos de pesquisa, além de ressaltar os desafios ora enfrentados em termos das propostas de mudanças apresentadas pelo parlamento brasileiro com riscos à proteção do sujeito da pesquisa.

Durante o evento, também foram abordados os seguintes temas: Olhar do Comitê de Ética: Relato de Caso e Relato de Experiência; Aspectos jurídicos da pesquisa com seres humanos e responsabilidade jurídica dos Comitês de Ética; O papel educativo dos Comitês de Ética; Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas – Resolução 510. Além disso, foram realizados o III Encontro com Coordenadores dos CEP, o II Encontro com Secretários dos CEP e três minicursos.

Fonte: Saftec/Ditec
EESP/Saftec