Notícias /

SCIH DO Hospital Manoel Vitorino elabora ações para 2018

25/10/2017 17:47

As infecções hospitalares são consideradas as principais causas de morbidade e de mortalidade, além de aumentarem o tempo de hospitalização do paciente, elevando o custo do tratamento.

Nesta terça-feira, 24, a equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, (SCIH), do Hospital Manoel Vitorino, promoveu uma reunião com equipes da assistência, visando de elaborar estratégias de controle e prevenção da infecção hospitalar, através de diversas medidas como: protocolos, treinamentos, busca ativa, busca passiva, investigações epidemiológicas, entre outras para o ano de 2018.

A enfermeira Maíra Andrade informa que a equipe, anualmente, revisa seu planejamento e elabora ações para o ano subsequente, com a definição de ações de vigilância epidemiológica, educativas, revisão e elaboração de protocolos, normas e rotinas e inspeções internas (visitas técnicas) a serem realizadas, além do desenvolvimento de ações de pesquisa, com o objetivo de responder questões relativas ao trabalho.

“Reunimos as coordenações de enfermagem, gerência de enfermagem, segurança do trabalho e coordenação de higienização para pontuar as ações e metas realizadas ao decorrer do ano de 2017, e discutir as metas a serem alcançadas no ano de 2018. Fizemos uma reflexão das experiências vivenciadas durante o ano e o aprendizado conquistado. O encontro foi bastante produtivo porque os participantes pontuaram ainda como foi importante a união e o trabalho em equipe para resoluções dos desafios encontrados durante esse ano, tão como a participação da equipe multidisciplinar no apoio as ações de melhorias”, pontuou Maíra.

Maíra Andrade ressaltou ainda que os serviços estão mais alinhados ao controle de infecção, os profissionais mais integrados nas ações preventivas no uso de EPI’s e como estão participando ativamente nos processos de melhorias, mantendo as taxas de infecção dentro dos níveis aceitáveis.

“Traçadas também as metas para 2018, ressaltando a necessidade de integração constante das equipes para uma assistência cada vez mais qualificada e humanizada, finalizou. A direção da unidade hospitalar acompanha todas as ações desenvolvidas pelas equipes. Os membros CCIH são: enfermeira Maíra Andrade; enfermeiro Alex Coelho e a médica Pollyanna Azevedo.

Ascom do Manoel Victorino
Manoel Victorino/infecção