Notícias /

Equipe do Serviço Social no Hospital Dantas Bião orienta acompanhantes de pacientes

26/10/2017 14:49

Entendendo a humanização como um atributo essencial dentro da visão integral do cuidado em saúde, o Hospital Dantas Bião tem o atendimento humanizado como uma diretriz assistencial.

Da preocupação com o acolhimento do paciente, ainda na recepção, até a formação de uma equipe multiprofissional forte, multidisciplinar, focada no cliente e alinhada com a visão da instituição o HRDB busca oferecer aos seus pacientes uma assistência digna e de qualidade. E um dos setores que desenvolvem essas ações é o Serviço Social.

São inúmeras iniciativas desenvolvidas, tais como: Esclarecimento de dúvidas, orientações aos acompanhantes como alta pedida, importância do cuidador, rotina hospitalar, entre outros. Rotineiramente, a equipe promove capacitações, treinamentos e palestras com o objetivo de informar aos acompanhantes as normas do hospital.

Essa semana aconteceu mais um treinamento no auditório da unidade e foram tratados os temas: normas gerais, ausência do cuidador, solicitações de cópias de prontuário, atestados, Hemovida, CIHDOTT, alta pedido, entre outros.

A assistente social, Patrícia Moreira, ressaltou a importância desses encontros. “Com frequência nos reunimos aqui com acompanhantes para sanar dúvidas, esclarecer a importância do cuidador como um profissional importante na recuperação do paciente, solicitação de documentos e outros mais. Os pacientes e acompanhantes chegam ao hospital angustiados e cheio de dúvidas, a equipe do Serviço Social está aqui também para auxiliá-los no que for preciso”, disse a assistente social.

Para a assistente social, Gilmara Nascimento, a aceitação e a escuta durante as palestras, por parte dos acompanhantes, é positiva. “Em todos os momentos que nos reunimos com os acompanhantes, eles sinalizam a importância de chegar ao hospital e ter um grupo que acolhe, tira dúvidas e principalmente orienta, porque eles chegam a unidade hospitalar angustiados com a doença do familiar, então receber nosso apoio e dos demais profissionais do Dantas Bião é confortante”.

Os profissionais do Hospital Dantas Bião buscam manter o diálogo, dessa forma realizam uma série de palestras, para que as pessoas recebam o apoio assistencial, orientações e também apoio emocional. A maioria dos acompanhantes tem alto nível de estresse, muitos deixam de trabalhar, de estudar, largam suas vidas para cuidarem de seus pais, mães e outros parentes próximos, dessa forma o apoio das assistentes sociais, psicólogos é fundamental.

Ascom Dantas Bião
/Dantas Bião/serviço social