Atividades com ênfase no bem – estar no encerramento da Semana do Servidor no Cedeba

27/10/2017 19:05

Com atividades que reforçaram a importância do relaxamento para a redução do estresse, foi encerrada hoje a programação da Semana do Servidor no Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba). Ontem, no intervalo do almoço, o massoterapeuta na tradição ayurvedica, mestre em Reiki e instrutor de Ti Chi Chuan, o indiano Karun Naidu, radicado no Brasil há 12 anos, ensinou exercícios simples que ajudam a relaxar e a energizar.

O Tai Chin trabalha a respiração, o corpo, a mente e o foco, sendo considerada, segundo o mestre indiano, arte marcial que cura. O Tai Chin Chuan – explica – é mais que arte marcial, pois reflete a maneira de sentar, deitar, enfim, o uso do corpo. Ele explicou a importância de comer devagar, mastigando bem os alimentos, além da necessidade de descansar após o almoço porque o sangue se concentra para a digestão. Ele ressaltou a importância da respiração, observando que a respiração saudável gera contato com a nossa mente.

À tarde, os servidores tiveram Reiki e Reflexologia Podal no ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares do Cedeba que funciona há dois anos com grande aprovação dos pacientes. Mesmo funcionando sexta à tarde, a frequência dos pacientes é bem elevada. Ninguém falta.

A programação da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (Codep) do Cedeba, foi encerrada hoje pela manhã, quando os servidores participaram da oficina de Cromoterapia, com Jamile Ribeiro e Fabiana Brandão, do Siast Assistencial da Sesab, que trabalha com oficinas temáticas, como meditação, aromoterapia, reflexologia podal e mantras. Elas mostraram como as cores influenciam a nossa vida e a importância cromoterapia para o equilíbrio emocional. Cada pessoa tem sua cor própria de vibração, mas é necessário introduzir as diferentes cores, de acordo com cada situação, cada necessidade, para o equilíbrio dos chacras.

Ascom Cedeba
Cedeba/encerramento