Notícias /

Sesab realiza capacitação para manejo clínico à lactação

30/10/2017 19:08

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, por meio da Diretoria da Gestão do Cuidado, vem realizando, ao longo do ano,Cursos para o Manejo Clínico da Lactação em hospitaiscredenciados à Iniciativa Hospital Amigo da Criança e Cuidado Amigo da Mulher (IHAC/CAM), como também nas maternidades que estão em processo de credenciamento.

Esta ação tem como objetivo fortalecer as ações de promoção, proteção, incentivo e apoio ao aleitamento materno, enquanto ação estratégica para a redução da mortalidade infantil no âmbito estadual.

Com isto, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia busca,além credenciar os estabelecimentos de saúde que ofereça a assistência materna e infantil de acordo com o que preconiza a IHAC/CAM, visa qualificar a equipe de profissionais de saúde, na perspectiva da qualidade na assistência ao binômio mãe-bebê.

Os Cursos têm como público-alvo profissionais das seguintes categorias: Medicina (Pediatria, obstetrícia), enfermagem, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, nutrição, serviço social, farmácia, odontologia, educação física, técnicos de enfermagem, técnicos de nutrição, técnicos de laboratório e lactaristas.

Em 2017, os Cursos foram disponibilizados para profissionais de diversas maternidades. Dentre elas: Maternidade Dulcineia Moinho (Hospital Roberto Santos), Maternidade Climério de Oliveira, IPERBA, Maternidade Tsylla Balbino, Maternidade de Referência Professor José Maria de Magalhães Netto, Hospital Maternidade João Batista Caribé, Maternidade Albert Sabin, Hospital Geral de Camaçari, Hospital Menandro de Farias, CPN da Mansão do Caminho, Hospital Maternidade Luiz Argolo em Santo Antônio de Jesus, Maternidade Clélia Chaves Rebouças (Mutuípe) – CPN Hospital Gonçalves Martins (Nazaré das Farinhas) – Maternidade de Alagoinhas, Hospital Nossa Senhora do Bom Sucesso (Cruz das Almas), Santa Casa de Misericórdia São Judas Tadeu em Jequié, Hospital Martagão Gesteira, Hospital Português e Hospital Santo Amaro.

Ao todo, no ano de 2017, contabilizamos em torno de 500 profissionais de saúde capacitados para o Manejo Clinico da Lactação.

Aleitamento materno

O aleitamento materno é a estratégia que isoladamente mais previne mortes em crianças menores de cinco anos. Muitos são os esforços governamentais, dos profissionais de saúde e da sociedade no sentido de promover, proteger e apoiar esta prática, destacando-se a implementação de políticas e ações para propiciar à criança o melhor início de vida possível.

No Brasil, o Ministério da Saúde coordena estratégias importantes de promoção, proteção e incentivo ao aleitamento materno, contando com o apoio de Organismos Internacionais, Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Hospitais Amigos da Criança, Sociedades de Classe e ONGs.

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança e Cuidado Amigo da Mulher (IHAC/CAM) tem como critérios globais a adesão aos “Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno” e ao Código Internacional de Comercialização dos Substitutos do Leite Materno – e no caso do Brasil, a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL) pelas maternidades certificadas. Os dez passos são recomendações que: favorecem a amamentação, a partir de práticas e orientações no período pré-natal; no atendimento à mãe e ao recém-nascido, desde o momento inicial do parto (“trabalho de parto”), sua duração, bem como em todo o processo de internação, emomento após o parto – nascimento, alta e retorno ao domicílio, com apoio da comunidade.

A capacitação da equipe hospitalar também consiste numa estratégia dos “Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno”que visabusca, na relação com mães e bebês, informar sobre as vantagens e o correto manejo do aleitamento materno e sobre as desvantagens do uso dos substitutos do leite materno, das mamadeiras e das chupetas, dentre outros.

Fonte: Coordenação do Ciclo de Vida e Gênero/DGC
/geral/lactação

Notícias relacionadas