Sesab promove oficina sobre o Programa de Combate ao Racismo Institucional

31/10/2017 17:29

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) está realizando até hoje, a I Oficina do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI). O evento foi iniciado ontem, Hotel Vila Velha, em Salvador.

Esta ação visa potencializar a implantação e implementação do Programa de Combate ao Racismo Institucional nos órgãos públicos da Bahia, promovendo a discussão acerca das diretrizes preconizadas, bem como capacitar os atores estratégicos para o desenvolvimento das demais Políticas de Equidade em Saúde no Estado.

O público-alvo da oficina é formado por apoiadores regionais da Diretoria de Atenção Básica (DAB) e Cosems, representantes dos Núcleos Regionais de Saúde (NRS), do Controle Social (Comitês ligados às populações vulneráveis e historicamente excluídas) e atores estratégicos da Sesab.

O Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI) visa fortalecer um dos tripés do Sistema Único de Saúde (SUS), no que se refere à equidade em saúde. Investir na desconstrução do racismo no âmbito do SUS, significa ativar mudanças de comportamentos, atitudes e práticas institucionais que determinam a qualidade do atendimento, evitando atos discriminatórios das pessoas, resultantes de preconceito inconsciente, ignorância, falta de atenção ou estereótipos racistas. Além de buscar resolutividade nos investimentos financeiros e de qualificação na Rede de Atenção à Saúde, com foco na melhoria de resultados dos indicadores de saúde por ciclo de vida e gênero, porém publicado e estratificado pelo quesito raça/cor.

Fonte: DGC

Atenção Básica/racismo