Cedeba mobiliza rede de saúde para o Dia Mundial

01/11/2017 17:42

O Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (CEDEBA) está intensificando o trabalho de mobilização na rede de saúde da capital e interior para a realização de atividades que despertem a atenção para o Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro. Também programou ações para as pessoas com diabetes que são atendidas no Centro de Referência: rastreamento do pé diabético, testes rápidos de colesterol e triglicerídes, práticas integrativas e a presença dos Terapeutas do Riso são as atividades que acontecerão a partir do dia 13.

A equipe da Coordenação de Educação em Diabetes e Apoio à Rede (Codar) também sugere a ênfase no uso do azul, cor do diabetes, para despertar a atenção da sociedade em geral. O azul pode ser um laço na roupa, o revestimento de murais, balões decorando as recepções até a iluminação de monumentos.

A data foi definida pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), entidade vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), e introduzida no calendário em 1991, como resposta ao alarmante crescimento do diabetes em todo o mundo. O diabetes está aumentando mundialmente.

O diabetes é uma doença que atinge os jovens e idosos, ricos e pobres. Em 2015, A Federação Internacional de Diabetes demonstrou que mais de 415 milhões de pessoas no mundo são acometidos pelo diabetes. Até 2040, estima-se que um em cada dez adultos em todo mundo desenvolverão o agravo.

Integrando a Campanha, a Associação de Diabetes – FENAD e a Sociedade Brasileira de Diabetes – SBD – continuam alinhando o foco de ações na conscientização global sobre o diabetes, sua forma de prevenção e o fortalecimento de atitudes voltadas para o auto – cuidado para as pessoas com diabetes.

Este ano, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – Sesab/Cedeba adota o tema:”A Mulher e o Diabetes: Nosso Direito a um Futuro Saudável.” Como nos demais anos, a Sesab/Cedeba vem motivando os gestores municipais de saúde para que invistam em ações educativas que possibilitem prevenir ou retardar o aparecimento do diabetes e, de forma particular, na prevenção da retinopatia diabética.

O Cedeba solicitou aos Núcleos das Diretoria Regionais de Saúde ação junto aos gestores municipais para que estimulem atividades voltadas à prevenção. A Sesab/Cedeba disponibiliza no seu site os materiais educativos em Diabetes (cartilhas, folders e cartazes) a fim de serem utilizados como ferramentas de educação em diabetes. Acesse www.saude.ba.gov.br/cedeba Também estão disponíveis no SITE www.diamundialdodiabetes.org.br diversas sugestões alusivas ao tema de domínio público.

Ascom do Cedeba
Cedeba/mundial