Creasi participa de atividades em comemoração pelo Dia Mundial do Idoso

01/11/2017 14:00

No dia 1º de outubro, o mundo comemorou o Dia do Idoso, o Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi), além de desenvolver uma programação especial para comemoração, discussão e reflexão da data, participou de atividades realizadas pela Prefeitura Municipal de Madre de Deus, Defensoria Pública do Estado da Bahia e Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

No dia 05 de outubro, a terapeuta ocupacional e gerontóloga, Helena Patáro Novaes, participou da 1ª edição da Semana da Pessoa Idosa, proferindo palestra sobre “Autonomia e autocuidado da pessoa idosa”. O evento abordou o envelhecimento ativo e saudável, com ênfase na importância da (re) construção e fortalecimento da identidade da pessoa idosa frente ao processo de envelhecimento.

No dia 16 de outubro, a Especializada de Atendimento à Pessoa Idosa, da Defensoria Pública do Estado da Bahia, discutiu a saúde mental e sexualidade do idoso. O Centro de Referência foi convidado a participar do evento com o tema “Superando a patologização da velhice”, Helena Patáro abordou os mitos do envelhecimento no encontro que também contou com a presença da psicóloga Clotildes Sousa, integrante da equipe do Creasi.

Para encerrar as atividades, nos dias 19 e 20, a unidade participou do Seminário de Atenção ao Idoso realizado pela Base Regional de Saúde de Eunápolis/NRS – Extremo Sul, em parceria com os coordenadores da Atenção à Pessoa Idosa dos Municípios da Microrregião de Porto Seguro e Conselho do Idoso. Janine Soub, psicóloga, e Camila Marinho, fisioterapeuta, abordaram temas como funcionalidade e envelhecimento, os dispositivos de cuidado, os principais agravos acometidos aos idosos e a rede de cuidado da pessoa idosa.

Ascom Creasi