Creasi realiza apoio matricial em Base Regional de Saúde no extremo sul da Bahia

01/11/2017 15:15

O Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi) participou recentemente do Seminário de Atenção ao Idoso, realizado pela Base Regional de Saúde de Eunápolis/NRS – Extremo Sul, em parceria com os coordenadores da Atenção à Pessoa Idosa dos Municípios da Microrregião de Porto Seguro e Conselho do Idoso, no município de Eunápolis.

Visando fortalecer o cuidado à saúde integral do idoso, o seminário teve como objetivo capacitar profissionais da Atenção Básica para um olhar e cuidado clínico diferenciados, e a construção de uma proposta de rede de cuidado à saúde do idoso regional. Dessa forma, durante o evento, os profissionais de referência do território e as profissionais do Creasi compartilharam os seus saberes, ampliando a resolução dos problemas, avaliando os principais instrumentos utilizados na atenção integral à saúde da pessoa idosa na Atenção Básica.

As gerontólogas Janine Soub, psicóloga, e Camila Marinho, fisioterapeuta, abordaram temas como funcionalidade e envelhecimento, diretrizes clínicas, principais agravos acometidos aos idosos e rede de cuidado da pessoa idosa. “Apostar nas pessoas, na rede, no cuidado integral pela via coletiva da construção é produzir saúde com mais acesso e continuidade assistencial”, afirmou a psicóloga Janine Soub, que há 10 anos atua no Creasi.

De acordo com a diretora do Centro, a geriatra Mônica Hupsel Frank, o apoio matricial em saúde é disponibilizado para assegurar suporte técnico especializado a equipes e profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica. “O que se pretende é contribuir para a organização de uma linha de cuidado contínua, rompendo com a fragmentação do cuidado, que prejudica a integralidade da atenção”, salienta a médica.

O apoio matricial disponibilizado pela unidade pode ser solicitado através do e-mail creasi.situacao@saude.ba.gov.br. Maiores informações através do telefone (71) 3270-5805. O Creasi funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, o atendimento ao público ocorre em horário comercial, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Fonte: Creasi
Idoso/sul