Notícias /

Creasi marca passagem do Outubro Rosa

06/11/2017 18:22

Para encerrar a programação de atividades do Outubro Rosa, o Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi) realizou, na semana passada, encontro do Programa de Apoio ao Cuidador com palestra sobre Câncer de Mama: Cuide-se.

A atividade foi realizada em parceria com o curso de Enfermagem da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), e contou com a participação das stagiárias do curso que, sob a orientação da professora Ângela Sampaio, falaram sobre o que é o câncer de mama, fatores de risco, estratégias para detecção precoce e tratamento.

Na unidade para trazer a madrasta, que é paciente do Creasi, Silvandira Santos, de 55 anos, ressaltou a importância de se cuidar. “Faço mamografia todo ano e participar da palestra me alertou sobre a necessidade do autoexame”. Já Emília Lopes Barbosa, de 46 anos, aproveitou o espaço para tirar dúvidas. “Ainda existe muito preconceito e muitos mitos sobre o câncer de mama. A palestra foi esclarecedora”, falou.

A professora Ângela Sampaio estava feliz com o desempenho das alunas. “É imprescindível para os estudantes a prática profissional. A disciplina na qual sou docente, Enfermagem em Geriatria e Gerontologia, demanda uma abordagem com ações interdisciplinares, que inclui a pessoa idosa, a família e as redes de suporte social”, salientou.

O Programa de Apoio ao Cuidador tem como objetivo desenvolver ações para os profissionais e familiares que prestam cuidados básicos a idosos. A atividade é dirigida, exclusivamente, às famílias e cuidadores de pacientes acompanhados na Unidade. A participação é mediante agendamento com as coordenadoras do Programa, as enfermeiras Amélia Oliveira e Nelci Medeiros, na Praça 03.

Fonte: Ascom do Creasi
Idoso/Outubro Rosa1

Notícias relacionadas