Notícias /

Creasi apresenta pesquisas em sessões científicas

09/11/2017 20:22

O Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), realizou nesta quarta-feira (8), durante sessão científica, a última fase de apresentações das pesquisas desenvolvidas no Centro, com exibição dos trabalhos orientados pelo fisioterapeuta e professor Daniel Dominguez Ferraz, da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

As apresentações fazem parte do plano de ação do Creasi para o Núcleo de Educação Permanente (NEP), visando o aprimoramento profissional da equipe de colaboradores e fomento do intercâmbio de conhecimento. “Após a conclusão dos trabalhos, os pesquisadores apresentam o produto de sua pesquisa, isso possibilita a difusão do conhecimento gerado para os técnicos que atendem rotineiramente esses idosos”, salientou Diana Noronha, servidora responsável pela área de pesquisa da Unidade e professora da Ufba.

Na sessão científica que ocorreu na manhã de ontem, na sala de aula do Creasi, as fisioterapeutas Raíssa Almeida da Silveira e Neilla Luiza Santos de Sousa apresentaram os seus estudos, a pesquisa “Comparação dos efeitos do treino funcional e da bicicleta estacionária sobre a função respiratória de idosos com Doença de Parkinson: Estudo Piloto” e “Comparação do risco de quedas em idosos saudáveis e com Doença de Parkinson”, respectivamente.

Durante todo o ano, nove trabalhos científicos finalizados entre 2016 e 2017 foram apresentados em sessões científicas realizadas na Unidade. Destes, mais de 30% foram ou serão publicados em revistas científicas, na Revista Fisioterapia em Movimento e na Revista Brasileira de Neurologia.

Para Diana Noronha, “o mais importante é que a pesquisa possibilita a mudança nas práticas e condutas, com base nas evidências científicas, convertendo-se em benefício direto aos idosos participantes do estudo e, acima de tudo, melhorando a assistência oferecida a todos os pacientes”, concluiu, avisando que para 2018, o Creasi pretende realizar a sua I Mostra Científica, com a apresentação de todas as pesquisas realizadas.

Fonte: Creasi
/idoso/ apresenta pesquisa

Notícias relacionadas