Notícias /

Parceria Sesab/Fundac dá continuidade à qualificação da gestão do Sistema Socioeducativo

13/11/2017 17:59

A Secretaria de Saúde do Estado, por meio da Diretoria de Gestão do Cuidado e em parceria com a Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), dará continuidade ao Processo Formativo sobre o “Sistema Socioeducativo e SUS: Garantindo Direitos e Fortalecendo o Cuidado”, intitulado “Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos de Adolescentes Privados de Liberdade: é preciso falar sobre isso”. Este 4a. Ciclo Temático, acontecerá nos dias 16 e 17, das 8 às 17:30h, no auditório do Ministério Público da Bahia, sede no bairro de Nazaré.

O encontro tem como público alvo profissionais da Fundac, entre gerentes de unidade, coordenadores técnicos, segurança, administrativo e de Articulação Pedagógica, enfermeiras, psicólogas, assistentes sociais, assistentes jurídicos, socioeducadores, gestores e profissionais de saúde dos municípios que possuem unidades de privação de liberdade ( Salvador, Camaçari e Feira de Santana).

O objetivo dessa edição é identificar e refletir sobre os desafios enfrentados pelas unidades socioeducativas quanto à garantia dos direitos sexuais de adolescentes, considerar o período do desenvolvimento do adolescente, a diversidade de expressões sexuais, de gênero; considerar a situação de privação de liberdade e em como promover espaços de debate sobre agravos no âmbito da saúde sexual e saúde reprodutiva neste contexto, entre outras coisas.

Com o encontro, a ideia é fomentar a construção de estratégias para implementação de ações multidisciplinares para o fortalecimento da saúde sexual e saúde reprodutiva de adolescentes da Fundac e, estimular a criação de estratégias de sensibilização e co-responsabilização dos adolescentes e seus familiares e/ou responsáveis na garantia dos direitos sexuais e reprodutivos dos mesmos

O Processo Formativo e a Fundac

O Sistema socioeducativo e SUS: garantindo direitos e fortalecendo o cuidado vem ocorrendo em ciclos temáticos ao longo do ano de 2017. Já foram realizados Ciclos Temáticos nos meses de março, maio e agosto: Ciclo Temático I: “Conhecendo e Entendendo o SUS”; Ciclo Temático II: “Refletindo e Promovendo Saúde Mental no Sistema Socioeducativo” e Ciclo Temático III: “Vulnerabilidades, Violências e Garantia de Direitos”.

A Fundação da Criança e do Adolescente é uma entidade vinculada à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), sendo responsável pela gestão do sistema socioeducativo no Estado da Bahia.

Fonte: DGC
/saúde da criança/ sistema socioeducativo

Notícias relacionadas