Notícias /

Atendimento a mulheres vítimas de violência será discutido no XXVI Seminário de Serviço Social do HGRS

14/11/2017 17:49

A atenção às mulheres vítimas de violência atendidas no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) será o tema central do XXVI Seminário Anual de Serviço Social da instituição. O evento – que acontecerá no dia 27 de novembro, das 8 às 17h, no auditório do edifício anexo à unidade – é voltado a profissionais e estudantes de serviço social e demais profissionais da área da saúde.

O objetivo geral da atividade, conforme descrevem os organizadores, é instrumentalizar o serviço para garantir atenção às mulheres vítimas de violência. Os objetivos específicos são compreender a complexidade da violência contra a mulher, seus componentes históricos e culturais; conhecer experiências concretas de instituições que atuam diretamente no enfrentamento à violência contra a mulher; apresentar a realidade do acolhimento e atendimento às mulheres vítimas de violência atendidas no Hospital Roberto Santos e discutir formas de construção e implementação do protocolo.

“A violência contra a mulher tem raízes históricas e culturais, alcança dados significativos no mapa da violência e constitui violação dos direitos humanos e das liberdades. Trata-se de um fenômeno que atinge mulheres de diferentes raças, etnias, religiões, escolaridade, idades, gerações e classes sociais. Portanto, é preciso compreender a complexidade desse fenômeno e pensar sobre os tipos de violência que acometem as mulheres, bem como as políticas públicas destinadas a prevenir e erradicar a violência contra este público”, afirma a assistente social Nazarela Rêgo Guimarães, coordenadora da área no HGRS.

De acordo com ela, o seminário anual é um espaço de formação e propõe discussões que contribuam para resignificar a prática profissional e, consequentemente, melhorar a qualidade da assistência ao usuário: “repensar o papel dos profissionais da saúde enquanto agentes que atuam no acolhimento e no atendimento direto às mulheres em situação de violência pode oportunizar um novo olhar sobre a mulher, contribuindo para a eliminação da violência”.

Os interessados em participar do XXVI Seminário Anual de Serviço Social do HGRS devem se inscrever pelo blog www.ensinoepesquisahgrs.blogspot.com.br. Confira, abaixo, o cronograma completo do evento.

Programação

8h – Credenciamento

8h30 – Mesa de abertura, com José Admirço Lima Filho (diretor-geral do HGRS), Débora Santana (diretora de apoio diagnóstico e terapêutico do HGRS), Nazarela Rêgo Guimarães (coordenadora do serviço social do HGRS) e representante do Conselho Regional de Serviço Social (Cress-BA)

9h – Palestra “Cultura e raízes da violência contra a mulher”, com Davi da Costa Nunes Junior (médico obstetra do ambulatório do HGRS)

9h40 – Debate

10h – Intervalo

10h20 – Mesa-redonda “Acolhimento às mulheres em situação de violência no HGRS”, com representantes do serviço social e da enfermagem da Maternidade Dulcineia Moinho-HGRS

11h20 – Debate

12h – Intervalo para almoço

14h – Palestra “O enfrentamento à violência contra a mulher no Estado da Bahia: atuação da Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres (SPM-BA), com representante da SPM-BA

14h40 – Debate

15h – Painel temático “Direitos, responsabilidades e serviços para mulheres vítimas de violências”. Apresentações do Ministério Público Estadual (MP-BA), Centro de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares (CRLV) e Operação Ronda Maria da Penha (ORMP/PM-BA).

16h30 – Debate

17h – Encerramento

Ascom do HGRS
Roberto Santos/violência

Notícias relacionadas