Iperba celebra Dia da Prematuridade com muitos casos de superação

14/11/2017 13:54

Com 15 leitos de Unidade Semi-Intensiva Neonatal, o Iperba atende mensalmente uma média de 22 bebês prematuros. Diariamente, profissionais das diversas áreas de saúde (medicina, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia e nutrição) dedicam carinho, atenção e cuidado a esses pequenos guerreiros. Muitas vezes o bebê nascido prematuramente permanece internado por longo período, tornando a equipe de saúde fundamental para favorecer os laços afetivos entre os pais e o bebê prematuro.

Nesse contexto, histórias de superação são observadas, como a das gêmeas Camila e Clara, que nasceram prematuras de 28 semanas, precisaram de cuidados intensivos e após dois meses foram encaminhadas para a Enfermaria Canguru, onde ganharam peso e receberam alta. Atualmente com 6 meses de vida, continuam acompanhadas no ambulatório de Estimulação Precoce.

De janeiro a outubro deste ano, 223 bebês nasceram prematuros (com idade gestacional inferior a 37 semanas) no Iperba. A Unidade Semi-Intensiva Neonatal admitiu 278 bebês, cuja média de permanência é de 10 dias. Contudo, existem casos em que o bebê chega a ficar 5 meses internado. A medida que ganham peso e tem a saúde estabilizada, os bebês são encaminhados para a Enfermaria Canguru, onde em contato pele a pele com a mãe o estresse da prematuridade é reduzido.

Dia da Prematuridade

Novembro é considerado o Mês Internacional de Sensibilização para a Prematuridade e o objetivo é alertar sobre o crescente número de partos prematuros, falar da prevenção e informar sobre as consequências do nascimento antecipado para o bebê, sua família e para a sociedade. O Dia Mundial da Prematuridade, 17 de novembro, foi criado para chamar a atenção de um problema que atinge 15 milhões de crianças ao redor do mundo. A cor roxa foi escolhida porque simboliza sensibilidade e individualidade, características que são muito peculiares aos pequeninos. O roxo também significa transmutação, ou seja, mudança; a arte de transformar algo em outra forma ou substância.

Dados de prematuridade no Brasil

De acordo com a Pesquisa Nascer, divulgada pelo Ministério da Saúde em 2016, a taxa de prematuridade no Brasil é de 11,5%, quase duas vezes superior à observada em países europeus, sendo 74% prematuros tardios (34 a 36 semanas gestacionais). Uma das causas apontadas pelo alto índice de prematuridade no Brasil é o excesso de intervenções obstétricas e o baixo uso de boas práticas na atenção ao parto. O país tem a maior taxa de cesarianas do mundo, correspondendo atualmente a 56% dos partos (quase 90% no setor privado), o que leva a supor que essas cirurgias estão sendo realizadas por motivos não clínicos.

A pesquisadora Maria do Carmo Leal, coordenadora do estudo, alertou para as possíveis consequências. “A prematuridade se constitui no maior fator de risco para o recém-nascido adoecer e morrer, não apenas imediatamente após o nascimento, mas também durante a infância e na vida adulta. Os prejuízos extrapolam o campo da saúde física e atinge as dimensões cognitivas e comportamentais, tornando esse problema um dos maiores desafios para a Saúde Pública contemporânea”, admitiu.

Programação Dia da Prematuridade no Iperba

Dia: 21/11

Manhã – Público-alvo: Profissionais de saúde e estudantes

09:00 – 09:20h – Abertura do evento – Fisioterapeuta Erika Moitinho