Notícias /

Bebês prematuros recebem homenagem na Maternidade Magalhães Netto

16/11/2017 21:40

Em comemoração ao mês da Prematuridade, a Maternidade Professor José Maria de Magalhães Netto, deu início nesta terça (14), a uma série de programações em homenagem aos bebês prematuros. Na abertura do evento estiveram presentes as mamães “canguretes”, a equipe e os pequenos-grandes guerreiros. No encontro foi falado sobre a importância da vinculação da família-equipe RN e do aleitamento materno.

O evento foi iniciado com uma palestra sobre a “Prematuridade e o Método Canguru”, ministrada pela equipe multiprofissional, com temas sobre humanização e fisioterapia no prematuro, com o intuito de unir famílias, crianças e profissionais para sensibilizar e aprender sobre o assunto. O evento ainda teve a apresentação de slides com fotos de ex-pacientes, agora crescidos e saudáveis. As comemorações terão seguimento com cineminha para as mamães “canguretes”, dinâmicas de terapia ocupacional e sessão de fotos.

“O objetivo do evento é homenagear os bebês prematuros e mostrar que o Método Canguru está totalmente alinhado ao cuidado integral e humanizado do bebê prematuro”, declarou Andrea Carvalho, médica coordenadora do Método Canguru na unidade.

O Dia Mundial da Prematuridade foi criado para chamar a atenção para o problema. No Brasil, a taxa de prematuridade é de 11,5%, quase duas vezes superior à observada nos países europeus. Deste percentual, 74% são prematuros tardios (nascidos entre a 34ª e 36ª semana gestacional), segundo o inquérito nacional sobre partos e nascimentos, feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado em dezembro de 2016.

Fonte: Ascom Maternidade José Maria/
Bebês prematuros/ homenagem

Notícias relacionadas