Notícias /

Reiki e Reflexologia Podal fecharam a programação do Dia Mundial do Diabetes

16/11/2017 18:04

“Aqui, relaxo e esqueço os problemas porque, a energia que a gente recebe é muito boa”. É assim que Bernadete Moreira dos Santos, 67 anos, sente-se após as sessões de Reiki e Reflexologia Podal. Diabética há mais de 20 anos e há 15, acompanhada no Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia (Cedeba), hoje foi atendida com as técnicas que encerraram a programação do Dia Mundial do Diabetes, mas que ela já conhece do ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares do Cedeba, que há dois anos funciona nas tardes de sexta-feira com muito sucesso. Os pacientes gostam muito e não faltam.

Residente no bairro de Ondina, Bernadete disse que costumava vir todas as sextas-feiras ao Cedeba, em busca das atividades que promovem relaxamento e bem-estar, mas pela dificuldade para voltar para casa à noitinha, teve que parar pela limitação da visão. Já perdeu a visão do olho esquerdo por causa do diabetes, mas está muito otimista com a cirurgia de catarata que vai fazer para garantir melhor visão no olho direito.

Para ela o Cedeba é seu porto seguro porque “aqui tenho tudo: médico, nutricionista, assistente social”. Mas, ao receber o diagnóstico de diabetes não foi fácil. “Fiquei deprimida,”. Hoje, mesmo com as complicações da doença, é movida pela fé e esperança.

” A MELHOR COISA EM MINHA VIDA”

Quem também participou hoje das ações do ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares que o Cedeba oferece, foi a marisqueira Sara da Silva de 43 anos, residente em Jeribatuba, na Ilha de Vera Cruz. Ela é acompanhada no Cedeba por causa da acromegalia – doença que decorre da produção excessiva do hormônio do crescimento – e também predispõe ao diabetes. Ela já apresenta glicemia elevada e está fazendo exames para confirmar o diagnóstico.

Como a atividade de marisqueira força muito a coluna e os pés, ela disse ter saído relaxada na sessão de Reiki. Mesmo com os problemas de saúde, mantém – se serena e avalia que ” o Cedeba foi a melhor coisa que existiu na minha vida. O atendimento é maravilhoso e os médicos são excelentes.”

Ascom do Cedeba
Cedeba/encerra

Notícias relacionadas