Notícias /

Creasi leva idosos para exposição “Alô, Alô, Terezinha… 100 anos de Chacrinha”

22/11/2017 17:11

“Quem não se comunica, se trumbica!”, já dizia o saudoso Chacrinha e para relembrar a alegria e irreverência do “Velho Guerreiro”, como era conhecido, o Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi) realizou o “Alerta Geral”, na tarde da última sexta-feira (17), com visitação à exposição “Alô, Alô, Terezinha… 100 anos de Chacrinha”, que acontece na Caixa Cultural e segue até 03 de dezembro.

A homenagem a um dos mais respeitados comunicadores da televisão brasileira trouxe nostalgia aos idosos. Num cenário contemplativo e participativo, um ambiente de estúdio foi recriado fazendo os visitantes entrarem num túnel do tempo e viajarem dos anos 50 até os 80. Em outro espaço, TVs passando diversos programas da época, fizeram com que os pacientes penetrassem nas memórias de Abelardo Barbosa através dos adereços especiais e imagens em tamanho real do Chacrinha e das Chacretes, onde puderam registrar o momento e reviver a década de ouro do Velho Guerreiro.

O Alerta Geral é uma atividade do Núcleo de Atenção Gerontológica (NAG), do Creasi, que desenvolve, semanalmente, ações de acompanhamento e socialização, com objetivo terapêutico, visando possibilitar ao idoso em tratamento no Centro o acesso a espaços que possam estimular e incentivar a autonomia, o protagonismo e o envelhecimento ativo.

As ações externas são realizadas em articulação intersetorial com instituições públicas e privadas (Bibliotecas, Museus, Centros Culturais, Teatros, Instituições de Ensino Superior etc.), sempre no turno da sexta-feira à tarde. Por conta dessa parceria, algumas dessas instituições já desenvolvem sua programação cultural com propostas voltadas para o público-alvo do Creasi, colaborando diretamente com os objetivos da atividade do Alerta Geral.

Este ano, os pacientes estiveram no Parque Municipal Joventino Silva, Museu Eugênio Teixeira Leal, Sorveteria da Ribeira, Palacete das Artes, Biblioteca Juracy Magalhães, Forte São Diego, Zoológico, Forte de Santa Maria, Aliança Francesa, Museu de Arte da Bahia, Museu Náutico da Bahia, Arena Teatro Sesc Pelourinho, Unifacs Campus P7 Rio Vermelho e Caixa Cultural.

Ao todo, os idosos da unidade participaram do Alerta Geral, fizeram 38 passeios, assistiram filmes, espetáculos de teatro, palestras, fizeram piquenique, tomaram sorvete, participaram de oficinas diversas, baile de carnaval, festa junina, “contações” de histórias e visitaram inúmeras exposições.

Atendimento diferenciado

O Núcleo de Atenção Gerontológica (NAG) é um Ambulatório de Apoio composto por enfermeira, assistente social, psicólogas e terapeutas ocupacionais, que propõe uma atenção gerontológica aos pacientes que apresentam demandas de reabilitação psicossocial e funcional, apoio psicológico, assegurando atenção diferenciada ao familiar/cuidador, implicando-o nos cuidados em saúde do usuário, acolhendo-o e orientando-o nas dificuldades vivenciadas nessa relação.

O NAG busca garantir acompanhamento terapêutico interdisciplinar por meio de atendimentos terapêuticos individuais e em grupo, desenvolvendo intervenções para problemas gerontológicos que estejam impactando na capacidade funcional dos usuários.

O tratamento proposto nesse Ambulatório é semanal, considerando algumas exceções, e os usuários são acompanhados por um técnico de referência, que fica responsável pela discussão dos casos junto às miniequipes, colaborando com o gerenciamento da enfermagem.

Ascom Creasi
/idoso/chacrinha

Notícias relacionadas