Notícias /

Infecção em maternidades é debatida em evento

22/11/2017 16:53

Nesta segunda-feira (20) o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, participou da 1ª Jornada Baiana de Controle de Infecção em Maternidades, que ocorreu no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), em Salvador.

Promovido, pela Maternidade Professor José Maria de Magalhães Netto(MPJMMN), o evento tem por objetivo reunir as maternidades e profissionais da área para, juntos, trabalharem no sentido de evitar que as infecções ocorram.

Durante a abertura, o gestor da pasta da Saúde, Fábio Vilas-Boas, ressaltou que, como não há recursos imediatos para se controlar as causas externas da infecção hospitalar, “nós temos que controlar o que pode ser feito internamente”.

Para isso, explica ele, é fundamental manter todos os funcionários inteirados dos protocolos de controle de infecção, de higienização, não apenas quanto às medidas individuais, mas também de esterilização de materiais, de reuso de cateteres, de emprego racional de antibióticos, pois “tudo isso faz parte de uma estruturação para antever o problema e não termos a necessidade de agir de forma reativa quando já se instalou”.

Ascom/Sesab

Notícias relacionadas