Notícias /

Creasi participa de Congresso Baiano de Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente

23/11/2017 15:48

O Centro de Referência Estadual de Atenção a Saúde do Idoso (Creasi) está participando do II Congresso Baiano de Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Qualiseg), que começou na última quarta-feira (22) e segue até amanhã (24), no Senai Cimatec, em Salvador, reunindo profissionais das diversas áreas da saúde.

Na programação estão palestras, workshops, minicursos, contando com a presença de grandes nomes da área, além das apresentações de trabalhos, como o da enfermeira Lélia Mendes Sobrinho, servidora do Creasi, que apresentou, na manhã de hoje, o pôster “Segurança do paciente: estratégias de educação permanente para melhoria do cuidado ao idoso”.

O trabalho apresentado conta a experiência de Lélia Mendes Centro, e evidencia que iniciativas educacionais são importantes para a promoção de uma assistência mais segura para a pessoa idosa. O trabalho foi inscrito em conjunto com a psicóloga da unidade, Carla Wirz Leite Sá, e com a enfermeira Larissa Chaves Pedreira, professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

O pôster, que faz parte do eixo temático estratégias educativas em qualidade do cuidado e segurança do paciente, expõe que através da realização de sessões clínicas os profissionais do Creasi passaram por uma reflexão dialógica sobre a necessidade de readequação do processo de trabalho. “As discussões sobre o tema foram encorajadas e a equipe conseguiu problematizar e contextualizar a mudança de práticas que favoreceu a aprendizagem significativa e engajada no cuidado do idoso” salientou a enfermeira.

Para a diretora do Creasi, Mônica Hupsel Frank, a educação permanente é estratégica para a unidade e acontece em encontros semanais. “Ações de educação permanente proporcionam capacitação, reciclagem, troca de experiências e acima de tudo, novos saberes que possibilitam o envolvimento da equipe transformando as práticas de cuidado”, ressaltou a médica que sempre incentiva a participação dos servidores em eventos e atividades científicas.

Ascom Creasi
/Idoso/congresso

Notícias relacionadas