Trabalho da Vigilância em Saúde será mais eficiente com nova sede do NRSS – Guanambi

24/11/2017 16:34

O governador Rui Costa, acompanhado do secretário da Saúde Fábio Vilas-Boas, inaugurou a nova sede do Núcleo Regional de Saúde Sudoeste (NRSS) de Guanambi na noite de quinta-feira (23). A unidade é um importante equipamento de saúde voltado ao apoio institucional a 11 municípios da região (Carinhanha, Candiba, Feira da Mata, Guanambi, Iuiú, Malhada, Matina, Palma de Monte Alto, Pindaí, Sebastião Laranjeiras e Urandi).

O espaço físico triplicou de tamanho em relação ao imóvel anterior, que era alugado. O ambiente está mais acolhedor, com todas as salas climatizadas e área externa com árvores e jardins. A nova sede está situada na Avenida Messias Pereira Donato, 1408, bairro Aeroporto Velho, região mais acessível à população. Antes, o núcleo ficava no anel rodoviário da cidade.

“Era um equipamento do Estado que tinha outra finalidade e foi completamente reformado para incorporar a regional de saúde. Agora, é um local adequado, confortável, com uma estrutura muito melhor do que a que existia e isso estimula todo mundo para trabalhar mais e melhor”, declarou o governador.

O secretário da saúde também ressalta o ganho para os trabalhadores e para a população com a entrega do novo NRSS de Guanambi. “Nós acreditamos que quando as pessoas trabalham no ambiente confortável elas rendem mais, ficam mais felizes e isso se reverte em mais serviço com melhor qualidade para a população”, afirma.

Com a nova base, a área de Vigilância em Saúde ganhou um reforço. A Vigilância Epidemiológica, por exemplo, agora conta com a Rede de Frio, unidade para armazenar as vacinas e soros. A estrutura deste setor obedece a todas as normas do Ministério da Saúde. A sala possui controle de temperatura, as geladeiras são inteligentes (conectadas a Internet), existe uma área de estoque de insumos (seringas e agulhas) e um ambiente para armazenar e higienizar caixas térmicas.

A coordenadora dos seis NRSS, Karoline Silva Rebouças, destaca a importância da nova sede. “A gente vai poder atender da melhor forma possível os 11 municípios que fazem parte da nossa regional e assim aperfeiçoar o trabalho de promoção e prevenção da saúde”, afirma.

Trabalhadores

Os servidores também comemoram as novas instalações. As salas de trabalho das Vigilâncias Sanitária, Ambiental e de Saúde do Trabalhador estão mais amplas. A antiga sede apresentava problemas na rede elétrica, com quedas frequentes de energia, e a internet era de baixa velocidade, o que dificultava tarefas simples, como preencher relatórios onlines. “Todas as mudanças permitirão melhorar a eficiência dos serviços prestados à população. Os servidores estão mais estimulados”, declara a Paula Krettli, técnica da Vigilância Sanitária e Ambiental.

O novo imóvel foi projetado ouvindo as demandas dos trabalhadores, inclusive na decoração. Uma fotografia ampliada da servidora Márcia Costa, da Vigilância em Saúde do Trabalhador, estampa a parede do auditório.

A nova sede ainda possui espaço para treinar e capacitar os trabalhadores. Três profissionais do programa 1º Emprego irão reforçar a equipe de Vigilância em Saúde com a inauguração da nova base do NRSS – Guanambi.

Ascom Suvisa
/vigisanit/NRSS Guanambi