Notícias /

Observatório de Análise Política em Saúde foi discutido na 10ª Sessão Temática

29/11/2017 16:29

A Escola Estadual de Saúde Pública Professor Francisco Peixoto de Magalhães Netto (EESP) promoveu na última sexta-feira (24), no auditório do anexo do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), a 10ª sessão temática do ano, com o tema “Novos olhares sobre políticas e sistemas de saúde: o que é o Observatório de Análise Política em Saúde?”. A palestra foi ministrada pelo professor Jairnilson Silva Paim, coordenador do Projeto Análise de Políticas de Saúde no Brasil, professor titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de um dos maiores estudiosos do Sistema Único de Saúde do Brasil (SUS).

Jairnilson Silva Paim iniciou a palestra apresentando o tema: O que se entende por Políticas Públicas, e alertou para a necessidade de um olhar que vá além do senso comum, que entende que política é coisa suja, mas necessária. “Políticas de Saúde são uma ação coletiva, por ação ou por omissão. Uma resposta social aos problemas e necessidades da área da Saúde.”, afirmou Paim.

O pesquisador apresentou um breve histórico das Políticas de Saúde no Brasil e falou do conflito de interesses envolvendo os planos de saúde e o SUS. “Até 1998, o Estado Brasileiro deixava os planos de saúde definirem a saúde no Brasil. Quem acredita que saúde é mercadoria, combaterá o SUS”, declarou o pesquisador. Em seguida, apresentou o Observatório de Análise de Políticas Públicas e seus objetivos e destacou a capacidade do Observatório de ser uma ferramenta de interação com outras áreas de conhecimento, assim como de acompanhar a política de saúde no Brasil.

Durante a palestra, Paim falou sobre a implantação do 12º e mais novo eixo temático de pesquisa do Observatório: “Mídia e Saúde”. “É muito importante a inserção dos resultados do Observatório nas redes sociais, pois é lá que estão ocorrendo as disputas e questões sociais”, afirmou. Ele também aproveitou o evento para apresentar, em primeira mão, o novo documentário do Observatório, que apresenta ao público a metodologia utilizada no projeto, através das falas e relatos dos próprios pesquisadores.

Para a recém formada em Assistência Social, Mariana Monteiro, o Observatório foi uma grande fonte de informação durante sua graduação. “Meu objeto de pesquisa era a Zika. Durante pesquisa na internet encontrei o site do Observatório, que me direcionou para diversos links sobre o tema. É uma fonte de pesquisa muito rica”, relatou. A assistente social contou que continua utilizando o Observatório durante sua trajetória profissional.

O Observatório

Observatório de Análise Política em Saúde (OAPS) é uma rede de pesquisadores inseridos em diversas instituições de ensino e pesquisa da área da saúde e afins, envolvidas com a produção de conhecimento crítico na área de Políticas de Saúde. O observatório, criado em 2015, está vinculado ao Projeto Análise de Políticas de Saúde no Brasil (2003-2017), apoiado pelo CNPq e Ministério da Saúde.

Fonte: EESP
/eesp/observatório

Notícias relacionadas