Cerca de 300 profissionais da área de Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) de toda a Bahia estarão reunidos amanhã (30), a partir das 8h30, no Hotel Sol Bahia, em Patamares, durante o XXIV Simpósio Estadual Sobre Prevenção e Controle de Infecção.
O tema desta edição será “Boas Práticas em Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde”. Durante o evento serão apresentados os dados estaduais de 2016 e do primeiro semestre deste ano sobre Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (Iras), conhecida popularmente como infecção hospitalar.
Segundo Aline Almeida, técnica da Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), vem ocorrendo uma melhora nos índices de notificação das Iras para o Núcleo Estadual de Controle de Infecção (NECIH). No caso dos hospitais com leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), houve uma adesão de 97,6% de 2016 até o primeiro semestre de 2017. “A nossa meta é alcançar 100% de adesão das notificações dos indicadores de IRAS, prioritariamente nos hospitais com leitos de UTI”, ressalta.
Aline lembra que, no passado, só se monitorava hospitais e atualmente todos os serviços de saúde devem realizar o monitoramento e implementar medidas preventivas para controlar as IRAS.
Durante o simpósio haverá palestras sobre o Uso Racional de Antimicrobiano; Controle de Qualidade das Águas nos Serviços de Diálise; Implicações Jurídicas das Infecções para os Serviços de Saúde; Prevenção de Iras em Cesarianas e sobre o Cenário da Resistência Microbiana.
O evento segue até 17h e é promovido pela Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), da Sesab, por meio da Divisa.
Fonte: Suvisa
/vigisanit/simpósio 2017
31/08/2020 09:52
25/10/2019 15:08
18/03/2019 17:04