Notícias /

Comissão Local de Humanização do Creasi realiza sessão temática sobre racismo institucional

30/11/2017 15:39

“Entender a dimensão do racismo institucional, suas complexas relações com a estrutura organizacional e como ele se manifesta a ponto de comprometer a qualidade do atendimento é um desafio importante do serviço público”. A frase faz parte do prefácio da cartilha do Programa de Combate ao Racismo Institucional, que integra a Política Estadual de Atenção Integral à Saúde da População Negra, da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e ilustra a necessidade de abordar o assunto nas Unidades de Saúde.

Para falar sobre esse tema e refletir sobre o racismo institucional, a Comissão Local de Humanização (CLH) do Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi) levou a coordenadora do Comitê Técnico de Saúde da População Negra, Uburaci Matilde de Jesus, para abordar o tema na manhã de ontem (29), durante Sessão Temática, realizada na sala de aula da Unidade.

Com a sala lotada, servidores debateram o tema, trazendo suas vivências e pontuando situações do cotidiano. A atividade foi realizada em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra e a proposta da CLH do Creasi é oportunizar outros encontros e atividades que possam incluir ações de cuidado, atenção, promoção à saúde e prevenção dos agravos mais prevalentes na população negra. “Discutir o racismo institucional também é produzir conhecimento e possibilitar educação permanente para os trabalhadores de saúde, visando à promoção da equidade em saúde da população negra”, salientaram integrantes da Comissão.

Fonte: Creasi
Idoso/racismo

Notícias relacionadas