Notícias /

Projetos em Vigilância Sanitária são apresentados em Vitória da Conquista

30/11/2017 10:44

Profissionais de saúde da Bahia apresentaram projetos para melhoria da atuação da Vigilância Sanitária no Estado e nos municípios da Região Sudoeste, na última quarta-feira (29), em Vitória da Conquista.

Os projetos foram elaborados ao longo de oito meses, no curso de especialização Gestão da Vigilância Sanitária (GVISA), desenvolvido pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL), em parceria com o Ministério da Saúde.

Os trabalhos compreenderam três eixos: Gestão em Saúde, Atenção à Saúde e Educação e Saúde. “Os projetos apresentados foram muito bons e desenvolvidos por pessoas que atuam diretamente com os problemas. Vamos avaliar para ver os que já podem ser implantados”, afirmou a superintendente da Vigilância e Proteção em Saúde da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), Rívia Barros.

“As apresentações tiveram em comum trazer a importância do diagnóstico de saúde, pois a gente precisa contextualizar como aquela unidade e serviço impactam naquele território”, destacou a diretora da Vigilância Sanitária da Sesab, Conceição Riccio.

Metodologia ativa

A metodologia ativa do curso, que leva em consideração a vivência do especializando, foi destacada pelos profissionais da Suvisa que participaram da especialização.

“Essa metodologia fez com que os projetos levassem em consideração as especificidades da Bahia e dos municípios daqui do Sudoeste, facilitando a implantação e enriquecendo a experiência”, afirmou o assessor técnico da Suvisa, Raoni Rodrigues.

Para o coordenador de Gestão e Educação da Divisa, Antônio Mascarenhas, o curso foi gratificante. “Trocamos experiências com colegas que vivenciam a Vigilância Sanitária a partir de suas perspectivas. Isso foi excelente. Vamos pegar o que aprendemos com essa especialização e aplicar na prática”, disse.

Fonte: Suvisa
/vigisanit/especialização

Notícias relacionadas