2º Fórum de Saúde do Hospital Regional de Guanambi

01/12/2017 12:20

Aconteceu nos dias 29 e 30 de novembro de 2017, o 2º Fórum de Saúde e a 1ª Semana de Saúde do Trabalhador do Hospital Regional de Guanambi, que teve por objetivo socializar os resultados das pesquisas científicas, bem como fortalecer o debate sobre espiritualidade e saúde, gestão, humanização e saúde do trabalhador no âmbito hospitalar. O evento foi organizado com o apoio da Comissão de Ensino e Pesquisa, a COEPE, da unidade.

Na ocasião, foram apresentados os trabalhos de pesquisas aprovados pela Comissão e realizados na instituição, além de palestras ministradas por convidados da área de educação e saúde do estado e município. Para marcar o evento, os jovens do programa Primeiro Emprego que atuam no hospital fizeram uma apresentação cultural sobre o Programa de Egressos da Educação Profissional do Governo do Estado.

Estiveram presentes como palestrantes a Sanitarista em Saúde do Trabalhador da SESAB, Adriana Dávila, o trabalhador de Referência da Comissão Local de Saúde do Trabalhador do Hospital Regional de Guanambi, Rui Dantas, e a Doutora em Ciências da Religião, Sandra Célia Coelho.

Entre os trabalhos apresentados, destaca-se “A experiência de vivenciar a disfagia orofaríngea após AVC”, proferido pela Fonoaudióloga da Unidade, Ana Cláudia Magalhães Matos, que também entregou impresso o primeiro exemplar da biblioteca de resultados de pesquisas do HRG.

Para finalizar, uma mesa redonda discutiu o tema “O Impacto da PEC 241 na Gestão em Saúde”, composta pelos Gestores em Saúde: Dorisvaldo Lobo, Diretor Administrativo do Hospital Regional de Guanambi, Ruy Azevedo, Diretor do Hospital Nova Aliança de Guanambi, André Moitinho, Secretário de Saúde do Município de Guanambi, e a Enfermeira Sanitarista Stela Boa Sorte, Coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital Regional de Guanambi.