Notícias /

Cedap discute estratégias de prevenção à Aids

04/12/2017 16:39

Nesta sexta-feira, 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids, o Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cedap), realizou um evento para discutir estratégias de prevenção da doença. Na oportunidade, além de reforçar o uso do preservativo, foram apresentados outros métodos que estão sendo colocados em prática com o objetivo de reduzir a contaminação pelo vírus, que na Bahia, em 2017 até setembro, somam-se 1.207 casos de HIV (adultos) e 601 de Aids (adultos).

Dentre as iniciativas mais recentes, está a implantação da profilaxia pós-exposição a situações de riscos, a exemplo do rompimento da camisinha. Neste caso, o prazo máximo para procurar atendimento é de até 72 horas, no entanto, a diretoria do Cedap, Miralba Freire, que é infectologista, recomenda que o paciente comece a tomar o coquetel o quanto antes.

Outro método que será utilizado em breve é a profilaxia pré-exposição para pessoas que tem exposição de risco contínuo ou frequente. Neste caso, o paciente deve agendar consulta no ambulatório no qual será avaliado, passando por uma triagem, além de ser submetido ao exame. O tratamento é indicado para para gays, homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo e sorodiferentes.

Fonte: Cedeba