Estratégia QualiNEO capacita profissionais de maternidades

04/12/2017 18:13

Será realizada na próxima quarta-feira (06), no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), a II Oficina Integrada de Estratégia QualiNEO. O evento, que segue até quinta-feira (07), conta com a participação do Grupo Estratégico Local das três maternidades, Bancos de Leite Humano (BLH), gestores da atenção hospitalar, atenção básica, rede de urgência e emergência, além da Vigilância Sanitária com estudo de casos clínicos para identificação de oportunidades e melhorias na atenção neonatal.

A Estratégia QualiNEO foi criada pelo Ministério da Saúde e apresentada a 10 (dez) Estados prioritários, com maior concentração de mortalidade neonatal (acima de 11/1000 NV). E na Bahia, o lançamento foi em julho, quando foi firmado um Termo de Adesão e Compromisso entre as secretarias da Saúde do Estado da Bahia, Municipal de Salvador e as maternidades Professor José Maria de Magalhães Neto, Climério de Oliveira e do HGRS, com o objetivo de realizar ações estratégicas para atuarem na redução da mortalidade neonatal (até 28 dias de vida) e qualificação da atenção ao recém-nascido nas maternidades.

A seleção das maternidades levou em conta critérios como ser centro de referência no método canguru, ser hospital de ensino ou ser a maternidade que concentra o maior número de óbitos neonatais absolutos do estado.

QualiNEO: A estratégia reúne as principais ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde (MS) para garantir ao recém-nascido o melhor início de vida e que hoje são ofertadas e acompanhadas de maneira isolada, tendo como principal desafio a integração da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), qualificação e habilitação de leitos neonatais, atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso – método canguru, Bancos de Leite Humano (BLH), prevenção de infecção, reanimação neonatal, transporte neonatal e alta hospitalar segura.

A previsão é concluir a qualificação das maternidades prioritárias na Estratégia QualiNEO em 24 meses. Por meio do monitoramento de indicadores assistenciais, os serviços que apresentarem melhoria da atenção neonatal receberão o Selo QualiNEO de certificação que os tornará aptos a matriciar a qualificação em outros estabelecimentos.

Fonte: CGSCAM