Notícias /

Sesab realiza encontro de coordenadores da rede de cuidado à pessoa com deficiência

05/12/2017 09:31

Com o tema “Caminhando para a integralidade do cuidado da pessoa com deficiência”, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através Diretoria de Gestão do Cuidado (DGC), realiza nos dias 6 e 7, das 9 às 17h, no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), na Avenida Paralela, o 2º Encontro de Coordenadores da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD) da Bahia.

O encontro tem como objetivos promover diálogos sobre o modelo de atenção à saúde da pessoa com deficiência, instituído pela Portaria GM/MS nº 793/2012, discutir especificidades das temáticas de reabilitação e promover a articulação entre os componentes e pontos de atenção da RCPD.

O evento contará com a participação dos coordenadores dos serviços habilitados na RCPD de todo o Estado, representantes dos Núcleos Regionais de Saúde (NRS), além de técnicos de diversas áreas técnicas da própria Diretoria de Gestão do Cuidado. A RCPD vem ampliando o acesso das pessoas com deficiência e conta atualmente com 14 Centros de Especialidades em Reabilitação (CER) e 17 estabelecimentos únicos nas diversas temáticas de reabilitação.

O Encontro está organizado com apresentações de temas referentes à atenção integral às pessoas com deficiência: Educação, Assistência Social e Saúde – A integralidade da Atenção; Síndrome congênita do Zika vírus – protocolo do MS e possibilidades de estimulação; Concessões de órteses próteses e meios auxiliares de locomoção (OPM); Assistência a Deficiência Intelectual; Assistência ao Transtorno de Espectro do Autismo; Assistência à Pessoas com Microcefalia.

Os temas abordados foram levantados a partir de visitas técnicas nas regiões de saúde e nos serviços de reabilitação durante todo o ano de 2017, sendo contemplados também em palestras, debates e oficinas em grupos.

 Fonte: DGC
/geral/reabilitação

Notícias relacionadas