Notícias /

Divep realiza Seminário sobre Prevenção Combinada com ênfase em HIV/aids

11/12/2017 11:12

Como parte das atividades relativas ao Dezembro Vermelho, a Secretaria da Saúde do Estado, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica/Programa Estadual de IST, Aids e Hepatites Virais, realiza amanhã (12), no Hotel Vila Velha, das 8h30 às 17h, o Seminário Perspectivas Atuais da Prevenção Combinada, com ênfase em HIV/aids.

O seminário, que é voltado para profissionais e gestores da saúde e a sociedade civil organizada, contará com a participação de Gláucio Moismann Junior, do Departamento de IST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Maria Aparecida Figueiredo, diretora da Divep, da Miralba Freire, diretora do Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cedap), e Inês Dourado, pesquisadora e professora do ISC/ UFBA, além de representantes de organizações não governamentais.

De acordo com Maria Aparecida Rodrigues, Coordenadora do Programa Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais, nesse encontro serão discutidas as novas estratégias de prevenção, combinada para o enfrentamento do HIV/aids, com destaque para a Profilaxia Pré-exposição (PrEP). “A PrEP se insere como uma estratégia adicional nova de prevenção disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de reduzir a transmissão do HIV e contribuir para o alcance das metas relacionadas ao fim da epidemia. Está indicada, após avaliação criteriosa, para pessoas com risco e vulnerabilidades acrescidas ao HIV, como pessoas trans, profissionais do sexo, gays e outros HSH (homem que fazem sexo com homem) e casais soro diferentes”, esclarece Maria Aparecida Rodrigues.

Na Bahia, a PrEP será implantada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica/Programa Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais no serviço de Referência Estadual, no Cedap.

Fonte: Divep
/aids/seminário

Notícias relacionadas