Notícias /

Bahia recebe certificado do Ministério da Saúde por modelo de atendimento do Creasi

12/12/2017 15:47

Selecionado pelo segundo ano consecutivo no “Prêmio Boas Práticas em Saúde do Idoso”, do Ministério da Saúde, com a experiência do Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi), Unidade da Secretaria da Saúde (Sesab), o Estado da Bahia recebeu o certificado de “Experiência Exitosa”, no dia 30 de novembro, em Brasília.

A cerimônia de premiação ocorreu durante o Seminário Nacional do V Mapeamento de Experiências Exitosas de Gestão Pública no campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa. A diretora do Creasi, Mônica Hupsel Frank, médica geriatra, apresentou o modelo de atendimento da unidade, que tem como foco o cuidado de idosos frágeis, fortalecido pela articulação do cuidado em Rede.

Realizado pelo Ministério da Saúde, através da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa (Cosapi/Dapes/SAS), em parceria com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), o evento reuniu gestores estaduais, pesquisadores e representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI), da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (MDH), Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Com o objetivo de dar visibilidade às boas práticas de municípios e estados no campo da saúde da pessoa idosa, incentivando os gestores a fomentarem estratégias e ações que contribuam para qualificar o cuidado à pessoa idosa no Sistema Único de Saúde (SUS), o mapeamento teve 14 (quatorze) experiências selecionadas de um total de 169 (cento e sessenta e nove) inscritas, de todas as regiões do Brasil. No ano passado, a experiência premiada foi o Núcleo de Atenção Gerontológica do Creasi, um espaço coletivo de ações terapêuticas, que amplia o escopo de atuação no cuidado à pessoa idosa.

Ascom Creasi
/idoso/boas práticas

Notícias relacionadas